Filmes realizados por mulheres no Cineclube Latitudes

No mês de março o Cineclube Latitudes, organizado pelos alunos da Academia Internacional de Cinema (AIC RJ), vai exibir filmes realizados por mulheres. As sessões acontecem toda sexta-feira, a partir das 14 horas. O evento é gratuito e aberto ao público.

Após exibição do documentário La Manuela, no dia 13 de março, a diretora e professora da AIC Clara Linhart vai conversar com o público.

Confira a programação:

  • 13/03 “Salut les Cubains”, de Agnès Varda,

Documentário –  França – 1962 – 28 min

Quatro anos após a chegada ao poder de Fidel Castro, Agnès Varda trouxe de Cuba 1800 fotos e as utilizou para criar este documentário educativo e interessante.

  • 13/03 “La Manuela”, de Clara Linhart

Documentário –  Brasil – 2017 – 84 min

Em 2015 a jornalista, professora universitária e ativista franco-brasileira Manuela Lavinas foi presa em uma manifestação em Quito, no Equador. Na mesma noite seu visto de trabalho foi revogado e ela foi obrigada a deixar o Equador, onde tinha vivido por uma década, deixando para trás seu lar, seu trabalho e seu amor. A diretora Clara Linhart acompanha a trajetória dessa ativista dos direitos indígenas que pagou um preço caro por fazer sua voz ser ouvida.

  • 20/03 – Mossane, de Safi Faye

Drama – Senegal – 1996 – 105 min

Mossane (Magou Seck) é uma linda menina de 14 anos de uma vila rural Serer, amada por muitos, incluindo seu próprio irmão e Fara, um pobre estudante universitário. Embora ela tenha sido prometida em casamento ao rico Diogaye, Mossane desafia a vontade de seus pais e se apaixona por Fara. No dia do casamento, ela se recusa a casar com Diogaye e a tragédia segue.

Duração: 105 min

  • 27/03 – Wanda, de Barbara Loden

Drama – EUA – 1970 – 102 min

Nas cercanias de uma minha de carvão na Pensilvânia vive Wanda Goronski (Barbara Loden). Desde que abandonou o marido e os filhos ela dorme no sofá da irmã. Não tem emprego ou motivações e bebe sempre que pode. Num bar acaba conhecendo e se envolvendo com Norman Dennis (Michael Higgins), um ladrão.

 

Cineclube Latitudes (AIC): Rua Martins Ferreira, 77 – Botafogo


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos