Academia Internacional de Cinema (AIC)

Filmes de alunos e ex-alunos da AIC na Mostra Tiradentes

filme_jorge_mostra tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 26a edição! Durante nove dias de programação gratuita, serão exibidos  134 filmes , entre longas, curtas e médias-metragens, em pré-estreias e mostras temáticas; presença de mais de 100 convidados, 41 debates, incluindo a série Encontro com os Filmes e rodas de conversa; a realização de oficinas e outras atividades, como performance audiovisual, exposição, shows e atrações artísticas. E mais uma vez os filmes dos alunos e professores da Academia Internacional de Cinema foram selecionados para a Mostra, que acontece de 20 a 28 de janeiro.

“Jorge”, de Bruno Felix, ex-aluno do curso Filmworks, foi selecionado para a Mostra Formação e vai ser exibido no dia 28 de janeiro, às 18h, no Cine Teatro.  O curta, que ganhou o prêmio de melhor direção no Filmworks Film Festival deste ano, é sobre um jovem que mora com a sua mãe e sua avó em uma periferia de São Paulo e que precisará deixar de lado, por um tempo, seu sonho de ser desenhista, para conseguir um trabalho formal e ajudar em casa com as contas. A luz está prestes a ser cortada e a casa pode ir a leilão se continuarem sem pagar. Após inúmeras tentativas frustradas, Jorge consegue um trabalho e fica deslumbrado nesse novo mundo que é sedutor e atraente.

O filme contou com a participação de vários alunos e ex-alunos da AIC: Yasmin Árabe (direção de arte), Celio Roberto (montagem e colorização), Kiko Mazzoni (Direção de fotografia), Maurício Abbade (assistente de fotografia) e Evelyn Santos (mix de som).

“Eu comecei na AIC em 2018 realizando o curso semestral de documentário, nessa experiência pude confirmar que o cinema era a arte que gostaria de me aprofundar. Na sequência, dei início ao curso Filmworks que foi o lugar onde pude compreender todas as etapas do cinema, ainda que meu foco sempre foi direção e roteiro, nesses anos de AIC passei a pensar na viabilidade de uma obra audiovisual do momento de uma ideia de roteiro até a finalização de um filme”, explicou Bruno Felix.

Já o filme de Hugo Lima, ex-aluno do Filmworks RJ, foi selecionado para a Mostra Panorama. “No Caminho de Casa” vai ser exibido no dia 26 de janeiro, às 16 horas.

“É comum ver personagens pretos do sexo masculino serem retratados em situações de indignidade, subalternidade e ou nos extremos de suas emoções, delegados a violência e brutalidade. No Caminho de Casa propõe uma realidade pouco explorada: a Real, o cotidiano banal. Três homens pretos, de gerações diferentes que interagem entre si com respeito, afeto e amor. Num mundo onde é vetado o amor entre homens pretos, amar e cuidar são declarações de guerra”, contou o diretor e roteirista Hugo Lima.

Evelyn Santos, ex-aluna do Filmworks São Paulo, dirigiu o curta “Todavia Sinto”, documentário experimental que vai ser exibido na Mostra Panorama, no dia 24/01, às 16h, no Cine-tenda.  O filme é sobre sensações de uma gravidez: “Sentir, Descobrir e Decidir: Sensações de uma gravidez. Um corpo imerso que agora se transforma”.

O curta-metragem “Último Domingo”, de Joana Claude e Renan Brandão, professor do curso de Assistência de Direção Online da AIC, vai ser exibido no dia 24/1, 21h, no Cine-Praça. O filme é Livremente inspirada no capitulo inicial do livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de José Saramago e busca dar uma nova perspectiva à clássica narrativa bíblica.

A programação completa da Mostra Tiradentes está disponível no site do evento.

Sair da versão mobile