Academia Internacional de Cinema (AIC)

Alunas e Professor da AIC são selecionados para a Mostra Tiradentes

filmes de alunso aic no kinoforum

Filme Mborairape foi selecionado para o Curta Kinoforum

Os filmes Eu Faço Loucuras por Você de Gabriela Queiroz, e Muito Permanece, sob a direção de Jéssica Alves Vassaitis, ambas alunas no Filmworks da AIC, foram selecionados para a Mostra Formação da 27ª edição da Mostra de Cinema de  Tiradentes, que acontece entre os dias 20 e 28 de janeiro.

A comédia doce-amarga Eu Faço Loucuras por Você  segue uma telemensageira do amor em suas andanças solitárias pela cidade. Através de encontros inesperados, a personagem central busca o amor em corações perdidos nas esquinas urbanas. A obra foi agraciada no Filmworks Film Festival, com destaque para a excelente atuação de Mauricéia Rocha, aluna do curso Técnico em Atuação para Cinema e TV.

O filme Muito Permanece é uma uma ficção intimista, que mergulha na vida de uma mulher solitária que reside em uma casa antiga, explorando temas profundos e universais. A produção destaca-se pela sensibilidade de sua abordagem.

Além da obras produzidas por alunas, o filme MBORAIRAPÉ, dirigido pelo professor de roteiro da AIC Roney Freitas também está na Mostra. O filme é uma colaboração com o grupo de Rap indígena Oz Guarani e apresenta artistas Guarani Mbyá das aldeias Itakupé e Pyau, localizadas no Jaraguá (SP). Um hibridismo entre documentário e ficção, a história coloca na tela pessoas indígenas da aldeia urbana do Jaraguá, não apenas cantando rap em português e em guarani, mas aprendendo e refletindo como e por que fazê-lo. É a partir daí que se dá a jornada do protagonista Pico do Jaraguá acima: impulsionado por mensagens de diferentes e fabulares parentes, ele caminha para encontrar seu caminho como letrista de rap, atento ao som que vem do centro da Terra.

Mostra Formação

A Mostra Formação tem como objetivo evidenciar produções realizadas em ambientes de estudo, seja em universidades, escolas livres de cinema ou processos de formação pontuais, proporcionando um panorama diversificado do cinema acadêmico. As dez produções selecionadas para este ano abrangem desde exercícios formais que resgatam imagens de cineastas estrangeiros cultuados no Brasil até documentários sociológicos que exploram tradições culturais brasileiras.

Sair da versão mobile