Academia Internacional de Cinema (AIC)

Faces do Velho Chico, de ex-aluno da AIC, estreia no Cinesesc

Durante quase seis meses, Tiago Ferraro, ex-aluno do curso Documentário da Academia Internacional de Cinema, e a jornalista Fernanda Kiehl percorreram a bacia do Rio São Francisco, da nascente, em Minas Gerais até a foz, entre Alagoas e Sergipe. A aventura se transformou no documentário Faces do Velho Chico, que estreia amanhã (28/02) no Cinesesc da Rua Augusta, às 20h30. A entrada é gratuita.

O filme conta a história de oito personagens que vivem em comunidades na beira do São Francisco: uma pescadora da foz do rio; um músico indígena; uma liderança quilombola; um grande produtor de uvas de Petrolina; o único piloto de barco a vapor do Brasil; uma poetisa da roça; uma dona de hotel na nascente; e uma artista popular da caatinga.

“Para poder criar uma aproximação com nossos personagens, tentamos viver como eles. Então, moramos por 3 semanas em um quilombo. Moramos 3 semanas em uma aldeia indígena. E moramos mais de um mês numa vila de 300 habitantes, no sertão do Alagoas, na beira do rio. Sem contar nas inúmeras noites dormindo dentro do carro, um Honda Fit, que baixamos os bancos e colocamos um colchão na parte de trás”, contou Tiago.

O diretor, que estudou na AIC no primeiro semestre de 2019, falou sobre a importância do curso de documentário para a realização dos seus filmes.

“Foi uma experiência incrível estudar na AIC, me ajudou muito a entender todas as etapas pela qual o filme passa. Isso foi fundamental para o meu desenvolvimento como documentarista”.

Depois de percorrer 2.877 quilômetros de carro atrás das histórias e realidades de um povo tão profundo quanto esquecido, o próximo projeto do casal é finalizar um filme sobre uma improvável cidade brasileira no Irã, chamada Abadan.

“É um doc com teor cômico sobre uma cidade verídica que se diz brasileira, no Irã. Por lá, tudo é pintado de verde e amarelo, os kebabs se chamam Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, e inclusive muitos restaurantes possuem dois relógios, um com um horário do Brasil e um com o horário do Irã”, explicou Ferraro.

21SERVIÇO: 

Faces do Velho Chico
Dia 28/02/2023 às 20h30
No CineSesc
Rua Augusta, 2075
São Paulo, SP

 

Sair da versão mobile