Exibição de “Califórnia” e bate-papo com Marina Person, dia 14, na AIC em São Paulo

Dia 14/02 a cineasta Marina Person estará na Academia Internacional de Cinema (AIC) de São Paulo para uma conversa sobre seu longa-metragem “Califórnia”. O filme será exibido antes do bate-papo e faz parte da programação da 12ª edição da Semana de Orientação, evento gratuito e aberto ao público (mediante a inscrição), que abre o ano letivo do Curso Filmworks – o curso técnico em Direção Cinematográfica da escola de cinema.

Para participar do evento inscreva-se aqui

Diretora, atriz e ex-VJ

california, marina person
Cena de Califórnia, Estela (Clara Gallo) uma adolescente que vive conflitos típicos da idade e seu ídolo, o tio Carlos (Caio Blat). Foto divulgação

Depois de 18 anos dedicados a televisão, a apresentadora da MTV passou de um lado da câmera para outro. Em 2007 lançou o documentário “Person”, que traz a vida e a obra do pai, o cineasta e jornalista Luiz Sérgio Person, narradas através de imagens de arquivo. O documentário teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Locarno (Suíça) e recebeu menção honrosa no Festival de Cinema de Trieste, na Itália.

Em “Califórnia” (2015), seu primeiro longa de ficção, a trama também traz elementos autobiográficos. Ambientado na década de 1980, o filme conta a história de Estela (Clara Gallo) uma adolescente que vive conflitos típicos da idade. Seu ídolo, o tio Carlos (Caio Blat), é um jornalista que vive na Califórnia e a garota sonha visitar. Os planos vão por água abaixo quando o tio volta para o Brasil debilitado por uma doença.

Como atriz, Marina Person participou de “Bens Confiscados” de Carlos Reichenbach e “O Casamento de Romeu e Julieta” de Bruno Barreto, entre outros. Em 2016 estreou como protagonista no filme “Canção da Volta” ao lado de João Miguel, com direção de Gustavo Rosa de Moura.

Atualmente está no ar com o programa Cinedrops, na rádio Estadão, e tem um canal de culinária no You Tube, Marinando.

A Semana de Orientação

Em sua 12ª edição, a Semana de Orientação tradicionalmente inaugura o ano letivo do FILMWORKS – Curso Técnico em Direção Cinematográfica e movimenta os debates sobre criação cinematográfica. Este ano o evento acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 16 de fevereiro e além de Marina Person, conta com a com exibição de filmes e palestras de outros grandes nomes do cinema nacional, entre eles Wagner Moura, José Luiz Villamarim, Beto Brant, Marçal Aquino e Emilia Silveira. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante a inscrição prévia.

Desde a sua primeira edição, em 2006, diversos cineastas de já estiveram na AIC, ampliando as discussões sobre cinema contemporâneo, entre eles o fotógrafo polonês Grzegorz Kedzierski (“Avalon”), o ator e diretor Joshua Leonard (“Bruxa de Blair”), a diretora argentina Lucrecia Martel (“A Menina Santa”), a diretora de arte Vera Hamburger (“Carandiru”), o roteirista Bráulio Mantovani (“Tropa de Elite” e “Cidade de Deus”), o documentarista João Moreira Salles (“Santiago”), o diretor boliviano Juan Carlos Valdivia (“Zona Sur”), o diretor chileno Sebastián Silva (“La Nana”, “Magic Magic”), o ator José Wilker, entre tantos outros.

Para participar, faça sua inscrição aqui.

SERVIÇO:

Marina Persona na AIC
Dia 14/02
17h30: Exibição de “Califórnia”
19h30: Bate-Papo com a diretora
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP
Tel. 11 3826-7883 – Próximo ao metrô Marechal Deodoro