Thiago Briglia, cineasta formado no Filmworks – curso técnico de direção cinematográfica da Academia Internacional de Cinema (AIC), foi um dos dez produtores brasileiros selecionados para participar do Producers Network – Marché du Film , o mercado oficial do 78º Festival de Cannes , que acontece de 13 a 23 de maio, na França.
Natural de Roraima e à frente da Platô Filmes, Thiago vai representar o Brasil — e a Amazônia — em rodadas de negócios com investidores e coprodutores de diversos países, como França, Alemanha, Estados Unidos, Japão e África do Sul. Ele leva na bagagem três projetos de longa-metragem ambientados em Roraima, com o objetivo de mostrar ao mundo o potencial do cinema amazônico.
“Estou muito feliz por representar a Amazônia e o Brasil neste que é o maior festival e mercado de cinema do mundo, depois do Oscar. Vou levar três histórias que se passam nas paisagens de Roraima e mostrar para o mundo o potencial do cinema amazônico”, comemora o diretor.
A vaga veio após uma seleção acirrada que contou com mais de 200 candidatos. A participação brasileira faz parte de uma iniciativa do Ministério da Cultura, em celebração ao Brasil, país homenageado do Festival em 2025 — uma ação estratégica para o fortalecimento do audiovisual brasileiro no exterior.
A trajetória de Thiago também chamou a atenção do Projeto Paradiso, instituto que apoia talentos do cinema nacional em mercados internacionais. Em parceria com o Governo Federal e o Sebrae, o Paradiso está viabilizando custeando a viagem do cineasta para a Europa.
“Estou confiante no sucesso dessa experiência em Cannes, que além de atrair investimentos internacionais para os nossos filmes, visa abrir portas para que outros cineastas amazônicos também tenham mais frequência nesse lugar de destaque”, afirma Briglia.
* Foto Lucas Lilva