Roteiro iniciado no curso de Formação Livre em Roteiro da Academia Internacional de Cinema (AIC) pela ex-aluna Natália Martins conquista prêmio de Melhor Roteiro de Longa-Metragem no Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba (FRIACA), realizado em Curitiba.
Durante uma atividade prática do curso, os alunos foram desafiados a escrever um conto baseado em uma memória de infância, o que originou o roteiro de Carne. Este ainda está no primeiro tratamento e foi desenvolvido sob a orientação do professor Elzemann Neves.
“Desse conto, surgiu primeiro um roteiro de curta-metragem do Carne, que ficou reverberando em mim até o segundo semestre. A imagem de um boi morto, sendo destroçado e observado por uma criança, para depois virar alimento para toda a família me pareceu um jeito interessante de começar um filme. Muita coisa se desdobrou dessa imagem, até virar um roteiro de longa”, relembrou Natália.
Até 2024, o roteiro já foi semifinalista do Prêmio Cabíria de Melhor Roteiro e do concurso de roteiros de longa-metragem do FRAPA, além de ter sido reconhecido como vencedor no FRIACA. Atualmente, Natalia está em parceria com a Barra3 Filmes, uma produtora fundada por ex-alunos do curso Filmworks da AIC, em busca de financiamentos para a realização do longa.
O Filme
Em Carne, uma menina lida com sentimentos contraditórios e visões de feridas em carne viva após a notícia de um possível assassinato, coincidente com a primeira vez em que ela sente vontade de matar alguém. O filme explora a complexidade do desejo e a culpa cristã, mesclando drama com elementos de suspense e horror psicológico.
Sobre o Curso de Formação em Roteiro
Voltado para quem deseja atuar profissionalmente como roteirista, o Curso de Formação Livre em Roteiro da Academia Internacional de Cinema (AIC) é um programa extensivo e prático, cujo objetivo é capacitar os alunos a transitar por diversos formatos de expressão audiovisual, incluindo curta e longa-metragem, ficção, documentário, além de produções unitárias e seriadas para cinema ou TV. Cada roteiro desenvolvido conta com a orientação individual do professor Elzemann Neves.
*Imagem: Diogo Bueno