Walter Carvalho

Diretor de Fotografia de alguns dos maiores sucessos nacionais, entre eles "Terra Estrangeira" (1995), "Central do Brasil" (1998), "Lavoura Arcaica" (2001), "Abril Despedaçado" (2001), "Madame Satã" (2001), "Amarelo Manga" (2003) e "Cazuza - O Tempo Não Para" (2004, também codiretor). Nascido em João Pessoa e herdeiro do Cinema Novo, começou ajudando o irmão — o também cineasta Vladimir Carvalho — como fotógrafo (e sendo muito influenciado por ele). Aos poucos, foi assumindo outros projetos de fotografia em cinema até se tornar também diretor de cinema. Sua apurada fotografia cinematográfica tem a marca inconfundível do cinema brasileiro da segunda metade do século 20, assim como testemunha as transformações sociais, políticas e culturais pelas quais o Brasil tem passado nas últimas décadas. Seu filho, Lula Carvalho, também enveredou na carreira cinematográfica e está se tornando um dos mais importantes diretores de fotografia do cinema brasileiro contemporâneo, junto com o pai.

Notícias relacionadas

O que é a fotografia de um filme?

O que é a fotografia de um filme?

“Nós escrevemos histórias com a luz e a escuridão, com o movimento e as cores. É uma linguagem com seu próprio vocabulário e com ilimitadas possibilidades de expressar nossos pensamentos e emoções.” As palavras do diretor de fotografia italiano Vittorio Storaro, um dos mais conceituados do mundo e responsável pela cinematografia de verdadeiras obras primas […]

Quero Ser Diretor de Fotografia

Quero Ser Diretor de Fotografia

*Por Katia Kreutz e equipe da Academia Internacional de Cinema “Luz, câmera… Ação!” Do famoso clichê tão usado para ilustrar a produção cinematográfica, dois desses itens (luz e câmera) acabam caindo nas mãos da direção de fotografia. Construir e registrar a imagem que vai aparecer na tela do cinema talvez seja uma das tarefas mais […]