Victor Lopes

Diretor, Roteirista, e Produtor de Cinema e TV. Dirigiu o curta-metragem “Bala Perdida” e os  longas “Língua”, “Eliezer Batista”, “Agamenon”, “Serra Pelada” e “Betinho, A Esperança Equilibrista”, vencedores de 29 prêmios nacionais e internacionais. Na Televisão, dirigiu séries e programas para Canal Plus, History Channel, Arte-France, GNT, Multishow, Futura, e Rede Globo.

Estreou em 1992 com VÊNUS DE FOGO, ficção de média-metragem exibida pela TV Bandeirantes, Channel Four e HBO. Premiado no Brasil e Itália, o vídeo integra o acervo do MOMA de Nova Iorque. Dirigiu e produziu BALA PERDIDA, curta-metragem com 20 prêmios nacionais e internacionais, pré-indicado ao Oscar de 2004.

Seu primeiro longa-metragem foi LÍNGUA – VIDAS EM PORTUGUÊS, documentário sobre a língua portuguesa, exibido em 50 países, foi premiado no Brasil e em Portugal. Lançado em 2004, inaugurou o primeiro circuito de Cinema Digital no país. Em 2009, lançou ELIEZER  BATISTA, O ENGENHEIRO DO BRASIL, documentário com a trajetória do  empresário nos últimos 50 anos.

Em 2012 dirigiu a comédia AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPÓRTER, quinta bilheteria nacional do ano com 950 000 espectadores. Em 2013, foi lançado SERRA PELADA, A LENDA DA MONTANHA DE OURO, documentário sobre a maior corrida do ouro do século XX, e vencedor de três prêmios internacionais.

BETINHO, A ESPERANÇA EQUILIBRISTA, biografia do sociólogo e ativista estreou em 2015 e foi premiado com o Voto Popular no Festival do Rio.

Notícias relacionadas

ALUNOS NOS FESTIVAIS: FOI ASSIM COM “IRENE”

ALUNOS NOS FESTIVAIS: FOI ASSIM COM “IRENE”

Mais de 30 festivais nacionais e internacionais e 13 prêmios, inclusive em categorias profissionais. Esse é o currículo do curta-metragem “Irene”, feito em 2011, no terceiro semestre do Curso Filmworks, pelos alunos Patricia Galucci e Victor Nascimento. “Irene” é um dos muitos filmes de alunos da AIC que vem se destacando em festivais ao longo […]

‘Julie, Agosto e Setembro’ e a força do cinema Goiano

‘Julie, Agosto e Setembro’ e a força do cinema Goiano

Primeiro filme dirigido e roteirizado por Jarleo Barbosa, ex-aluno do curso de Oficina Crítica da Academia Internacional de Cinema (AIC), Julie Agosto e Setembro já percorreu alguns dos principais festivais de cinema do país, entre eles:  Gramado, Festival Internacional de SP, Festival Internacional de BH, Cine Ceará, Guarnicê, Curta Cinema do Rio e vários outros, além de duas […]