Vera Zaverucha

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Do Rio De Janeiro – Escola de Comunicação e Especialização em Regulação realizada na George Washington University, em Washington DC, EUA. No início de sua carreira exerce a função de Diretora de Produção de filmes de longa-metragem e por dois anos trabalha em Moçambique (1980-1982) na reorganização do Instituto de Cinema daquele País.

Atua há mais de 30 anos na área pública ocupando diversos cargos nas instituições responsáveis pelas políticas para o financiamento ao setor cinematográfico, tais como Secretária de Estado para o Desenvolvimento do Audiovisual, Diretora da Fundação do Cinema Brasileiro, Assessora da ACERP- Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto, entre outros.

Durante sua gestão como Coordenadora Geral e Secretária de Estado da Secretaria para o Desenvolvimento do Audiovisual foram regulamentados os diversos mecanismos de incentivos fiscais, até hoje uma das bases para a sustentação da produção audiovisual brasileira.

Em 2000 integra a equipe da Casa Civil da Presidência da República, responsável pela coordenação do Grupo Executivo da Industria Cinematográfica, constituído para propor o novo modelo institucional para o setor, que culminou na criação da Agencia Nacional do Cinema – Ancine.

De 2002 a 2010 atuou como assessora chefe da Presidência da Ancine e como Superintendente de Acompanhamento de Mercado, tendo proposto e coordenado a criação do OCA – Observatório do Cinema e do Audiovisual. Participa dos processos de regulamentação dos diversos mecanismos de coleta de informações sobre o setor audiovisual, de fomento e financiamento à produção, distribuição e exibição.

Em junho de 2011 é nomeada Diretora da Ancine, pela Presidência da República, para um mandato de 4 anos que teve seu termino em junho de 2015.

Tem dois livros publicados – Manual de Produção – Como se faz um Filme (1981- Moçambique) e Lei do Audiovisual – Passo a Passo (1996 – Brasil).

Professora na Fundaçao Getúlio Vargas , no curso de extensão Film&Television Bussiness: Formação Executiva em Cinema e Tv e palestrante em diversos eventos ligados a Industria Audiovisual no Brasil e no exterior.

Hoje atua como Palestrante e Consultora.

Notícias relacionadas

Coordenadora da AIC discute formação audiovisual na RioContentMarket

Coordenadora da AIC discute formação audiovisual na RioContentMarket

Lia Gandelman, coordenadora de cursos da Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro, faz parte da mesa sobre formação audiovisual que acontece amanhã (9), na RioContentMarket, tradicional evento dedicado à produção de conteúdo audiovisual. Além de Lia, a mesa será composta por Irene Ferraz, diretora da escola Darcy Ribeiro e mediada por Vera […]