Vanessa Bruno

Vanessa Bruno é atriz e diretora. Bacharel em Cinema pela FAAP. Mestre em Artes Cênicas na linha Formação do Artista Teatral junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGAC/ECA/USP). Desde 2004 está envolvida no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) coordenado por Antunes Filho. Sob direção de Antunes, atuou em (2008) “Prét-à-Porter 9” (Projeto ganhador do Prêmio Shell - categoria especial) e (2006) “Pedra do Reino” (melhor espetáculo nos prêmios Bravo!Prime, APCA e Contigo!), participou das reuniões teóricas e filosóficas, e nas edições de 2010, 2011, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 ministrou aulas de retórica para atores no curso Introdução ao Método do Ator CPTzinho).

Estudou teatro com uma dezena de artistas e também cursou Interpretação pelo Método Stanislavski na Russian Academy of Theatre GITIS em Moscou. Atua e faz preparação de elenco para vários curtas, e no último ano atuou na série HARD, para HBO direção Rodrigo Meirelles, nos curtas "Próxima" e "Making Off"ambos com direção de Luiza Campos e, no longa-metragem "Se Eu For O Que Fica?" direção Pedro Paulo de Andrade em fase de finalização. É também co-criadora da websérie "Conversa ao Lado" no qual o coletivo de realizadores se reveza na função de roteiro, atuação e direção. Desenvolve diálogo constante entre o cinema e o teatro e, há dez anos, se dedica a dirigir espetáculos que deslocam a literatura de grandes autoras para a cena. Dirigiu em teatro adulto “O Ovo e A Galinha” de Clarice Lispector (2010) e o infanto-juvenil “Brincar de Pensar - contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas” (2014), que esteve presente na lista dos melhores espetáculos para infância e juventude de 2014 pela crítica especializada.

A partir dos espetáculos com literatura de Lispector desenvolveu no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, (CEPECA, ECA/USP) pesquisa prática e acadêmica descrevendo procedimentos para o intérprete trabalhar com literatura no palco, dissertação concluída em 2015 na ECA-USP indicada à publicação. A partir desta investigação, realizou vários workshops, entre eles, na Universidade da Costa Ricca e palestras na Universidade Autônoma da Cidade do México (UNAM). É atriz, diretora e propositora do VULCÃO [criação e pesquisa cênica], com o qual dirigiu os solos “Pulso” (2016), relacionando vida e obra da poeta Sylvia Plath, "A Dor" (2016), a partir La Douleur de Marguerite Duras e, de seu próprio solo "Águas do Mundo" (2019) a partir da obra de Clarice Lispector, trilogia que esteve reunida no Teatro de Contêiner em julho de 2019 em São Paulo. Com o coletivo de mulheres ELAS das 5 às 7 concebeu e dirigiu "As Cartas de Agnès" cine-ensaio a partir da obra da cineasta Agnès Varda que estreou no Festival Latino Americano de Artes - CASA neste ano em Londres. Se interessa sobremaneira pela relação literatura, video e cena, e vê como motor catalizador - principal e determinante - o trabalho do intérprete.

CURSOS EM QUE ATUA

Experiência prática do ofício do ator para câmera, de forma intensiva, nos meses de férias

60h | 15 encontros

6x de R$ 463,33 ou 5% de desconto à vista até 15/11/2019

Experiência prática do ofício do ator para câmera, de forma intensiva, nos meses de férias

60h | 15 encontros

6x de R$ 463,33 ou 5% de desconto à vista até 15/11/2019