Mônica Simões

Mônica Simões

Fotógrafa, cineasta, roteirista e artista plástica com Mestrado em Artes Visuais na Universidade Federal da Bahia (2009); residência artística na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha (1995-1996) e licenciatura em História na Universidade Federal da Bahia (1977). Contemplada com muitos prêmios, tem participado com seus trabalhos – fotografias, vídeo arte, filmes e instalações – em festivais, salões e exposições nacionais e internacionais.

Possui larga experiência no magistério tendo dado aulas, oficinas e cursos de roteiro, produção e fotografia desde 1995 entre São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador em instituições tais como Goethe Institut, Universidade Católica do Estado da Bahia, várias unidades do SESC, no estado de São Paulo e no Instituto Moreira Salles, unidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

No gênero documental, entre os seus trabalhos, Negros (2009), vencedor dos prêmios de melhor pesquisa no Festival do filme de Arquivo, RJ (2010); melhor concepção e realização no Festival do filme Etnográfico, RJ (2009); e do DOCTV (2008). Também destacamos Uma Cidade (2000), vencedor do prêmio de melhor concepção e realização no Festival do Filme Etnográfico (RJ) (2001).

Em 2016, seu primeiro longa-metragem, Um Casamento, estreou na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no XII Panorama Internacional Coisa de Cinema, na Bahia. Distribuído pela Pandora Filmes, o filme chegou às salas comerciais em maio de 2017.

Atualmente desenvolve 02 longas documentais Folha e Heleno, na Loma Filmes e 07 projetos de série: As ficcionais, Na Lona, na Sentimental Filme, Abgail, na Loma Filmes e 2_ mulheres e as documentais, Fotografia Brasileira, com a Big Bonsai e Onde a dança começa, Sexygenárias e Porta-Retratos, também na Loma Filmes.

Imagens de Arquivo - Online

24h | 4 encontros - Transforme histórias pessoais em relatos universais

Netflix vai ampliar investimento no Brasil

A Netflix anunciou na semana passada, em uma coletiva online para a imprensa, que pretende duplicar seus investimentos no Brasil em 2022. Em 2020, a plataforma havia previsto um investimento de R$ 350 milhões...