Mariana Süssekind 

Montadora de cinema e vídeo desde 2001. No mercado audiovisual do Rio de Janeiro, se aprofundou em vídeo arte e documentário. Dirigiu o curta “Estado de Emergência”, premiado no RECINE – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, e os documentarios “O Espaço do Preso” e “Amadora”. É membro fundador da EDT - Associação de editores audiovisuais do RJ.

Formada em Comunicação Visual pela PUC-Rio, fez pós-graduação em Fotografia na UCAM e em Cinema Documentário na FGV. Em 2016 concluiu mestrado em Comunicação e Estética na ECO-UFRJ com a pesquisa “Fotossequências – Entre a imagem estática e a imagem em movimento, narrativas lacunares na arte contemporânea.”

Desde 1997 desenvolve pesquisa fotográfica autoral utilizando técnicas mistas como fotocolagens, pinhole e fotossequências –  técnica híbrida, entre o cinema e a fotografia – experimentando  temporalidades esgarçadas. Seus trabalhos são perpassados por uma problemática do tempo, pelo questionamento da narratividade e pela afirmação da potência das lacunas.