Juliano Dornelles

Juliano Dornelles

Nascido em Recife, juliano Dornelles é diretor, diretor de arte e roteirista. No início dos anos 2000 formou com outros realizadores o grupo criativo Símio Filmes. No início da carreira atuou como cineclubista, escreveu e dirigiu ficções de curta metragem e videoclipes em formato digital. Desde 2004 atua como diretor de arte e colaborador criativo em projetos de realizadores como Kleber Mendonça Filho, Daniel Bandeira, Marcelo Pedroso e Leonardo Lacca. 

Como diretor e roteirista, em 2011 lançou o curta Mens Sana In Corpore Sano no 64º  Festival de Cinema de Locarno onde ganhou prêmio especial do júri e vários outros prêmios em festivais no Brasil. Em janeiro de 2015 rodou seu primeiro longa, Ateliê da Rua do Brum, que encontra-se em pós-produção. Seu longa-metragem Bacurau, que foi co-escrito e co-dirigido com Kleber Mendonça Filho, tornou-se o filme brasileiro mais aclamado de 2019 alcançando a marca de 750 mil espectadores nos cinemas brasileiros, vencendo o prêmio do júri no Festival de Cannes e acumulando inúmeros outros prêmios em festivais internacionais como também recebeu um enorme reconhecimento da crítica internacional e brasileira, sendo premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e sendo relacionado na prestigiosa lista dos 10 melhores filmes do ano pela revista francesa Cahiers du Cinema ficando em 4º lugar. 

Programação Semanal com a ex-aluna Bruna Barbosa

Aluna da segunda turma do Filmworks do Rio de Janeiro, Bruna Barbosa, diretora e produtora audiovisual, comandará uma programação semanal no Instagram da Academia Internacional de Cinema (AIC), produzindo conteúdos que tragam a luz...