Isabel Veiga

Isabel Veiga vive no Rio de Janeiro. Graduou-se em Cinema pela UFF e é Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, onde desenvolveu a pesquisa "O corpo em questão no cinema de Leos Carax". Possui formação complementar em Filosofia.

É educadora de cinema e audiovisual. Pesquisa sobretudo os temas do corpo, imagens de arquivo e cinema-educação. Em 2019 fundou o Cinecluba, dedicado a estudar e difundir a cinematografia de diretoras mulheres com sessões regulares no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.

Dirigiu os curtas metragens partedois: do outro lado do rio (2010) e Mamulengos (2012). Foi assistente de direção em diversos filmes, como Frineia (Dir. Aline Portugal, 2013), A cor do fogo e a cor da cinza e Diante dos meus olhos (Dir. André Félix, 2014 e 2018). Fez pesquisa de personagens para o filme Doméstica (Dir. Gabriel Mascaro, 2012), entre outros.

Na área de mostras e festivais de cinema, atuou como coordenadora de produção, programadora, curadora e autora nos projetos Semana dos Realizadores, Mostra Leopoldo Serran, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema, Mostra Retrospectiva de Cinema de Animação Brasileiro, Buster Keaton - o mundo é um circo.