Eliza Capai

Eliza Capai

Diretora de documentários com temas relacionadas a gênero e sociedade, Eliza Capai estreou seu quarto longa-metragem, “Incompatível com a vida”, no Festival É Tudo Verdade (2023), onde foi premiado como Melhor Filme e pré-qualificado para o Oscar 2024. O documentário é sua obra mais íntima e reflete sobre perda gestacional, aborto e luto.

Eliza assinou a direção da primeira série brasileira true crime original Netflix, “Elize Matsunaga: Era uma vez um crime” (2020), que foi sucesso de público, pautando as redes sociais com debates sobre relacionamento tóxico e machismo institucional.

Seu terceiro longa, “Espero tua (re)volta”, estreou na Berlinale (2019), com os prêmios da Anistia Internacional e o da Paz. O documentário participou de mais de 100 festivais, e ganhou mais de 25 prêmios.

Em 2016, lançou seu segundo longa: “O jabuti e a anta” reflete sobre as gigantes hidrelétricas amazônicas através de ribeirinhos e indígenas.

Em 2014 seu curta “Severinas”, sobre a autonomia feminina no sertão, foi finalista do Prêmio Garcia Marques de Jornalismo Ibero-americano.

Seu primeiro longa, “Tão Longe é Aqui” (2013), discute a situação feminina a partir de uma viagem pela África e foi lançado com o prêmio de Melhor Filme na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio, entre outros prêmios no Brasil e no exterior.

Eliza assina a direção e roteiro de diversos curtas-metragens e séries para TV e web, incluindo “#Resistência” (2017), lançando de forma independente em mais de 80 cidades, o premiado “No devagar depressa dos tempos”, e a série “É proibido falar em Angola” realizada em parceria com a Agência Publica de Jornalismo Investigativo.

Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo, Eliza completou sua formação como bolsista no OpenDocLab/MIT.

O Documentário Autoral de Eliza Capai

20h | 5 encontros - Descubra o processo criativo de Eliza Capai e desbloqueie sua própria criatividade em um workshop prático e inspirador sobre documentário autoral.

Ex-aluno AIC estreia curta-metragem em festival internacional

Rodrigo Ribeiro, ex-aluno do Filmworks, estreia seu novo curta-metragem Cicatriz no Virginia Film Festival no dia 1 de novembro. O filme explora o luto e os sonhos do protagonista, refletindo experiências pessoais do diretor e contando com uma equipe técnica formada por ex-alunos da AIC. Como você se sente em relação à estreia internacional  do seu novo …

Ex-aluno AIC estreia curta-metragem em festival internacional Leia mais »

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.