Clara Linhart

ClaraLinhart é formada em Ciências Sociais pela PUC-RIO e em Cinema Documentário pela FGV-Rio.  Trabalha no mercado do audiovisual brasileiro como assistente de direção desde 2001. Participou de curtas, documentários e 17 longas. Podemos destacar entre esses trabalhos: “Tropa de Elite” de José Padilha, “Diário de Sintra” de Paula Gaitán”, “Baixio das Bestas” de Claudio Assis, “O Som ao Redor” de Kleber Mendonça Filho, “A Floresta de Jonathas” de Sergio de Andrade, "Casa Grande" de Fellipe Barbosa, “Cidade do Futuro de Claudio Marques e Marília Hugues e Gabriel e a Montanha  de Fellipe Barbosa.

Em 2007, estreou na direção,  co-dirigindo com Daniel Caetano e Camila Maroja o documentário “O mundo de um filme”. Em 2010, dirigiu e produziu o curta-metragem de ficção “Os Sapos” que foi apresentado em diversos festivais de cinema do Brasil e foi adquirido pelo Canal Brasil. Em dezembro de 2012, concluiu o MBA de Cinema Documentário da FGV, realizando o curta-metragem “Luna e Cinara” que ganhou duas menções honrosas (Festival Coisa de Cinema da Bahia e Mostra de Curtas de Goiânia),  foi finalista do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro em 2014 e adquirido pelo Sundance Channel. Em 2012, ganhou um edital da SEC-Rio para produzir o curta documentário “Em Paz” que foi finalizado em 2014, apresentado no Brasil e no exterior e ganhou menção honrosa no Festival de la Mujer Marilionza na Venezuela.

Em 2017, finalizou seu primeiro longa-metragem documental intitulado “La Manuela” que estreou no Festival Coisa de Cinema da Bahia e foi exibido em Paris, Madrid, Quito e festivais do Brasil. La Manuela venceu o prêmio de Melhor Documentário no FAM (Festival Audiovisual do Mercosul) e será distribuído comercialmente no Brasil em 2019.

Em 2018, Clara estreou na direção de longa-metragem, com a ficção “Domingo”, co-dirigida com Fellipe Barbosa. “Domingo” estreou no Festival de Veneza e passou em diversos festivais brasileiros e estrangeiros. “Domingo” foi lançado comercialmente na França em outubro de 2018 e chegará às telas brasileiras em 2019.

“Os Sapos”, próximo projeto de longa-metragem de Clara foi financiado pelo FSA em 2018 e será filmado em 2019.

Em 2012 e 2014, lecionou a disciplina de assistência de direção na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e em 2015 e 2016 na AIC-Rio.

Bio filmografia 

O Mundo de um filme, doc, 50 min, 2007

Os Sapos, fic, 18 min., 2011

Luna e Cinara, doc, 14 min., 2012

Em Paz, doc, 22 min, 2014

La Manuela, doc, 87 min, 2017

Domingo, fic, 95 min,  2018

CURSOS EM QUE ATUA

Gerencie e lidere projetos audiovisuais e desenvolva projetos compatíveis com o mercado

99h | 33 encontros

9x de R$ 543,33 ou 7,5% de desconto à vista até 18/06/2019

Gerencie e lidere projetos audiovisuais e desenvolva projetos compatíveis com o mercado

99h | 33 encontros

9x de R$ 543,33 ou 7,5% de desconto à vista até 18/06/2019

Notícias relacionadas

A possível e bela experiência de estudar cinema a distância

A possível e bela experiência de estudar cinema a distância

Em 1969, o então estudante de cinema Steven Spielberg abandonou os estudos na California State University, Long Beach, para se dedicar à produção de seu primeiro curta-metragem. Mais de 30 anos depois, já consagrado como diretor e vencedor de diversos Oscars, ele finalmente conseguiu seu diploma de Bacharel em Artes graças ao ensino a distância. […]

Paola Teles, gerente de negócios da O2 Play, fala sobre a carreira de produtor de cinema

Paola Teles, gerente de negócios da O2 Play, fala sobre a carreira de produtor de cinema

O que faz exatamente um produtor executivo?  Como conseguir recursos para tirar uma história do papel?  A Academia Internacional de Cinema (AIC) convidou a produtora Paola Teles, professora do novo curso de Produção Executiva online da escola e gerente de negócios da O2 play, distribuidora do grupo O2 Produções, para explicar sobre as funções de […]

AIC lança Primeira Escola de Cinema Online no Brasil

AIC lança Primeira Escola de Cinema Online no Brasil

A Academia Internacional de Cinema (AIC) lança a primeira Escola de Cinema Online no Brasil, com cursos em diversas áreas do cinema. A primeira bateria de cursos cobre as áreas Roteiro, Som para Cinema e TV, Edição, Produção e Produção Executiva. Para o lançamento, a AIC preparou uma promoção especial: pessoas cadastradas recebem descontos exclusivos. […]