Webwriting
Aprenda a criar narrativas transmídia originais
Nossas experiências sociais tem sido mediadas por conteúdos textuais e audiovisuais. Para dar conta dessa nova condição, é preciso compreender como os diferentes formatos atendem a expectativa de um público cada vez mais habituado em acessar o mundo a partir de uma dinâmica complexa, fragmentada e frenética – em que texto, ficção, crônica, comédia e reportagem são deliberadamente coordenadas para a constituição de um conteúdo.
O curso de 30 horas tem como objetivo apresentar como funcionam os meios (redes) de distribuição de conteúdos digitais e transmitir conhecimento sobre cada mídia para que o participante possa criar narrativas transmídia originais capazes de atrair e reter a atenção do público-alvo desejado.
O curso oferece um processo que inclui aulas expositivas e atividades práticas realizadas a partir dos processos já desenvolvidos pelos profissionais em suas respectivas áreas, de maneira a permitir que o participante articule processos de diferentes áreas para criar soluções mais inventivas, e que estejam em sintonia com o que há de novo no campo da linguagem, renovando assim o modo de pensar e criar conteúdos.
Destinado a jornalistas, especialistas em comunicação, publicitários, profisisonais de marketing, produtores audiovisuais, roteiristas e produtores de conteúdo.
O curso é dividido em 5 módulos:
- Estruturas da comunicação transmídia
- Estratégia, meios e audiência
- Criação na era multiplataforma
- Transcriação, convergência e interação
- Narrativas originais e valor agregado
Ao longo dos dez encontros de 3 horas por semana, você desenvolverá uma proposta de projeto transmídia levando em conta seus objetivos:
- Com quem quer se comunicar;
- O que é preciso para estabelecer ponto de contato com esse público;
- Qual o valor agregado que esse público espera obter no conteúdo que ofereço;
- Qual o diferencial do conteúdo que quero produzir em relação a outros disponibilizados para o meu público de interesse?
Conteúdo Programático:
- Estruturas da comunicação transmídia
- Estratégia, meios e audiência
- Criação na era multiplataforma
- Transcriação, convergência e interação
- Narrativas originais e valor agregado
Obs.: No dia 21/04 não haverá aula pois é feriado.
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.