Roteiro para Série de TV
Sua entrada para a teledramaturgia
Escrever ficção para TV é um ofício que exige conhecimento e técnica do roteirista. O Curso de Roteiro para TV pretende capacitar o aluno a escrever roteiros para televisão.
Para isso, o método combina aulas expositivas com criação coletiva.
Por meio da compreensão da narrativa audiovisual e do aumento da capacidade analítica o aluno obtém repertório para desenvolver seus próprios projetos.
O formato escolhido para desenvolvimento é o de seriado. Trata-se de um formato cada vez mais presente na teledramaturgia brasileira, e que vive sua época de ouro nos mercados estrangeiros.
Entender e dominar a linguagem dos seriados é uma competência valorizada no cenário presente e futuro.
Obs.: Feriado dia 03/06
• A narrativa audiovisual • A experiência como público e como escritor • A falsa dicotomia entre teoria e prática • A análise como ferramenta de trabalho • Prática diligente • O mito da grande ideia • Criar e refletir • A intenção original • Ver com olhos de roteirista • Drama e conflito • O equilíbrio do conflito • Ação dramática • A unidade do drama • A natureza do drama • O drama como mimesis • O drama e a vida • O drama e o sonho • Premissa, story line e tema • Premissa de seriado e premissa de filme • Tema e metáfora • Logline e tagline • O roteiro como um organismo vivo • Esquema gráfico
• A essência do seriado • Conflito externo e conflito interno • Conflito da história e conflito do personagem • Personagem e ação • Personagem e movimento • Personagem e empatia • Visão de mundo • Pressão Personagens planos e personagens redondos • Quem vem primeiro, história ou personagem? • Criação dialética • Teoria da revelação • Pesquisa • Ibsen e Tchékhov
• Estrutura de seriado e estrutura de filme • Arco do episódio, arco da temporada, arco da série • O beat Beat-sheet e outline • Concentração dramática • A curva do drama clássico • Conflito, motivação, progressão dramática • Exposição, incidente, progressão, complicação, preparação, crise, clímax, resolução • O paradigma dos três atos • Comparação com a metáfora mitológica de Vogler • Sinopse e argumento • Universo, tom e variações tonais, regras, linguagem • Escaleta, primeiro Tratamento e outros Tratamentos • Criação coletiva • A ética da sala dos escritores • O desafio da criação em grupo • Potencializar ideias • O papel do headwriter • O método de escrita das séries
• Elementos da cena • Curva da cena • Ritmo • Drama e diálogo • Texto, overtexto, subtexto • O narrador • Expressividade do diálogo de seriado • Diálogo do drama e diálogo da vida • Épico, lírico, dramático • Mise-en-scène • Espaço e objetos • Procedimentos narrativos
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.