Práticas de Escrita: Memória e Ficção – Online
Explore suas histórias com exercícios práticos de escrita
Você sabia que suas memórias podem virar grandes narrativas, e que muitos exemplos de histórias de sucesso na literatura e no cinema tiveram memórias pessoais como ponto de partida?
Neste curso você irá aprender a transformar memórias ou episódios do seu cotidiano em narrativas estruturadas, através de disparadores ficcionais.
No curso você vai:
- Praticar a autobiografia como forma de expressão pessoal e/ou ferramenta profissional
- Ampliar o repertório sobre diários, memória, autobiografia e autoficção através de teoria e exemplos de diferentes linguagens artísticas, como literatura, cinema, teatro e artes visuais
- Discutir as práticas de escrita do eu
- Conhecer diferentes formas de escrita de diário
- Explorar possibilidades de autoficção
- Criar histórias a partir de situações cotidianas
Duração do curso
Em 4 semanas o aluno participa de 4 aulas ao vivo (streaming). Caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois.
Dinâmica das aulas online
Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e exercícios práticos com feedback do professor.
Ou seja, a dinâmica do curso se repete toda semana e o aluno precisa dedicar 6 horas semanalmente sendo uma para a aula ao vivo, 2 para a leitura da apostila a realização dos exercícios de engajamento e 3 horas para a realização dos exercícios práticos e acompanhamento do feedback do professor.
O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.
A partir de exemplos e exercícios práticos trabalhamos possíveis caminhos da escrita de diário e formas de ficcionalizá-lo. Sobre o que escrever, como pensar um não-leitor e como desenvolver a escrita a partir da rotina são alguns dos tópicos abordados.
Nessa unidade trabalhamos com a memória e seus componentes ficcionais, também passando por exemplos e muita prática escrita. Como operar a falta de clareza sobre um fato passado? Como trabalhar o eu que escreve no presente com o eu do passado? Quais as possibilidades de ficção geradas pela memória?
Aqui exploramos o conceito de autoficção e suas possibilidades. Falamos sobre a verdade autobiográfica e a verdade do texto e exploramos possibilidades de autoficção através de exercícios práticos.
Além de seguir discutindo práticas de escrita do eu, nessa unidade cruzamos notícias do mundo com nosso cotidiano particular e escrevemos a partir de situações que são alheias à nossa realidade íntima.
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Professores do curso
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.