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Sua entrada para a teledramaturgia

Escrever ficção para TV é um ofício que exige conhecimento e técnica do roteirista. O Curso de Roteiro para TV pretende capacitar o aluno a escrever roteiros para televisão. Para isso, o método combina aulas expositivas com criação coletiva. Por meio da compreensão da narrativa audiovisual e do aumento da capacidade analítica o aluno obtém repertório para desenvolver seus próprios projetos.

O formato escolhido para desenvolvimento é o de seriado. Trata-se de um formato cada vez mais presente na teledramaturgia brasileira, e que vive sua época de ouro nos mercados estrangeiros. Entender e dominar a linguagem dos seriados é uma competência valorizada no cenário presente e futuro.

GRADE CURRICULAR

• A narrativa audiovisual
• A experiência como público e como escritor
• A falsa dicotomia entre teoria e prática
• A análise como ferramenta de trabalho
• Prática diligente
• O mito da grande ideia
• Criar e refletir
• A intenção original

• Ver com olhos de roteirista
• Drama e conflito
• O equilíbrio do conflito
• Ação dramática
• A unidade do drama
• A natureza do drama
• O drama como mimesis

• O drama e a vida
• O drama e o sonho
• Premissa, story line e tema
• Premissa de seriado e premissa de filme
• Tema e metáfora
• Logline e tagline
• O roteiro como um organismo vivo
• Esquema gráfico

• A essência do seriado
• Conflito externo e conflito interno
• Conflito da história e conflito do personagem
• Personagem e ação
• Personagem e movimento

• Personagem e empatia
• Visão de mundo
• Pressão
Personagens planos e personagens redondos
• Quem vem primeiro, história ou personagem?

• Criação dialética
• Teoria da revelação
• Pesquisa
• Ibsen e Tchékhov

• Estrutura de seriado e estrutura de filme
• Arco do episódio, arco da temporada, arco da série
• O beat
Beat-sheet e outline
• Concentração dramática
• A curva do drama clássico

• Conflito, motivação, progressão dramática
• Exposição, incidente, progressão, complicação, preparação, crise, clímax, resolução
• O paradigma dos três atos
• Comparação com a metáfora mitológica de Vogler
• Sinopse e argumento
• Universo, tom e variações tonais, regras, linguagem

• Escaleta, primeiro Tratamento e outros Tratamentos
• Criação coletiva
• A ética da sala dos escritores
• O desafio da criação em grupo
• Potencializar ideias
• O papel do headwriter
• O método de escrita das séries

• Elementos da cena
• Curva da cena
• Ritmo
• Drama e diálogo

• Texto, overtexto, subtexto
• O narrador
• Expressividade do diálogo de seriado
• Diálogo do drama e diálogo da vida

• Épico, lírico, dramático
• Mise-en-scène
• Espaço e objetos
• Procedimentos narrativos

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