ESCOLHA

Os grandes diretores e suas entrelinhas

Todo grande diretor tem seus truques, seu encantamento, suas entrelinhas. Descobrir o que está por trás de cada filme, conhecer além do óbvio, entender o verdadeiro significado de grandes obras, esse é o mergulho – de um mês – que o Curso Intensivo de Estudos de Direção se propõe.

Um ticket para uma sessão especial, na qual você entende a estética, a linguagem, a técnica e as referências de alguns dos maiores diretores da história do cinema.

Diretores e Diretoras – representativos de um momento da história do cinema – são analisados, usando como base seus filmes, com trechos exibidos em sala. Junto a isso, o contexto histórico de seu trabalho, mesclando com reflexões sobre o estilo de outros diretores. Elementos de vanguarda contidos em cada obra, interpretação e diálogos, enquadramento, fotografia, figurino, cenários internos e externos estão entre os assuntos estudados. Um programa que possibilita apurar o olhar, estimulando a reflexão para os elementos presentes no trabalho de consagrados cineastas.

Destinado a profissionais de cinema, estudantes de artes e comunicação, além do público em geral, o curso possibilita um apuramento do olhar, de modo que o aluno passe a identificar melhor os elementos presentes no trabalho de um grande cineasta. O conteúdo deste curso é fundamental não só para quem quer apenas ampliar o conhecimento cultural e apurar o olhar para filmes de arte quanto para quem quer trabalhar na área de cinema e identificar os elementos técnicos considerados bem elaborados por grandes mestres da cinematografia mundial.

GRADE CURRICULAR

• A passagem da palavra escrita, o roteiro, para a imagem, o filme

• Decupagem clássica: Alfred Hitchcock, Elia Kazan, Steven Spielberg

• Uma releitura: Quentin Tarantino

• Outro clássico contemporâneo: Woody Allen

• Nova relação com o espectador: de Orson Welles a Michael Haneke

• Os diretores que acreditam na imagem e os diretores que acreditam na realidade: os irmãos Dardenne, Ken Loach, entre outros

• O diretor autor

• Cinema autoral x cinema comercial: Federico Fellini, Bernardo Bertolucci, Gus Van Sant, entre outros

• Como contar a história - universos a parte: Almodóvar, David Lynch, entre outros

OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC

Selecione a Unidade e Horário
para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento


SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento