Imagens de Arquivo – Online
Transforme histórias pessoais em relatos universais.
Nesta oficina online, você vai aprender como contar histórias por meio de imagens de arquivos pessoais, utilizando o gênero documental.
Com a liberdade de abordar qualquer temática, você constrói as histórias a partir de filmes, vídeos e fotografias que você quiser compartilhar com o mundo.
Registros de viagens, festas de aniversário, casamentos, passeios, ruas da cidade, qualquer assunto ou qualquer tema de um passado longínquo ou de um passado recente é importante resgatar.
Como resultado final você realizará um filme de até 03 minutos.
Obs.: As imagens que serão trabalhadas pelos participantes deverão estar selecionadas desde o primeiro dia de aula. Toda a criação, produção, gravação e montagem será realizada pelos participantes.
Duração do curso e dinâmica das aulas online
Ao todo são 4 aulas ao vivo pela internet, uma por semana, (caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois), além de conteúdo textual, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e um exercício prático por semana.
Ou seja, a dinâmica de estudo no curso online é a mesma toda semana. Começamos com uma aula ao vivo que é seguida da leitura dos materiais da unidade e apostilas.
Na sequência o aluno tem acesso a um exercício prático que é realizado em um prazo determinado dentro da unidade e avaliado pelo professor que faz uma devolutiva personalizada.
Estes conhecimentos são articulados com materiais complementares que podem ser organizados em formato de vídeo, texto, imagem ou mesmo um podcast.
O aluno realiza ainda um exercício de múltipla escolha em cada unidade para avaliar seu engajamento com o conteúdo.
*O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.
- Apresentação da oficina
- Afeto e memória grandes fios condutores do filme de arquivo
- A imagem técnica um grande divisor na história das imagens.
- Os livros fundamentais sobre o assunto
- Introdução ao filme de arquivo.
- 03 participantes mostram e comentam sobre as imagens que selecionaram
- Exercício 01: Escolher uma imagem e gravar 03 narrativas diferentes de até 01’ OFFLINE
- Breve comentário sobre os filmes assistidos
- As diversas qualidades do olhar
- As diversas possibilidades de leitura da imagem
- Escutar de 03 participante as suas 03 narrativas diferentes
- Análise das narrativas
- Discutir sobre o processo de seleção das imagens – fotos, filmes e/ou vídeos – que irão ser trabalhadas.
- Noções sobre áudio: Melhor local para gravar, diferenças entre locução e narrativa e sobre a gravação em si: silêncios, pausas, emoção.
- Exercício 02: Gravação dos áudios definitivos, dos participantes, sobre as suas imagens selecionadas
- A importância da montagem.
- Trilha sonora e créditos no filme de arquivo
- Acervo para jingles e comerciais de época
- A relação do finalizador e colorista no filme de arquivo
- Discussão crítica sobre o material apresentado
- Exercício 03: Montagem final
- A importância da pesquisa no filme de arquivo
- Processo criativo e Metodologia.
- Indicação de livros sobre o assunto
- Janelas de exibição para o filme de arquivo
- Festivais de filme de arquivo
- Exibição do resultado final de 02 alunos
- Análise crítica sobre os filmes apresentados
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Fotógrafa, cineasta, roteirista e artista plástica com Mestrado em Artes Visuais na Universidade Federal da Bahia (2009); residência artística na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha (1995-1996) e licenciatura em História na Universidade Federal da Bahia (1977). Contemplada com muitos prêmios, tem participado com seus trabalhos - fotografias, vídeo arte, filmes e instalações - em festivais, salões e exposições nacionais e internacionais.
Possui larga experiência no magistério tendo dado aulas, oficinas e cursos de roteiro, produção e fotografia desde 1995 entre São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador em instituições tais como Goethe Institut, Universidade Católica do Estado da Bahia, várias unidades do SESC, no estado de São Paulo e no Instituto Moreira Salles, unidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
No gênero documental, entre os seus trabalhos, Negros (2009), vencedor dos prêmios de melhor pesquisa no Festival do filme de Arquivo, RJ (2010); melhor concepção e realização no Festival do filme Etnográfico, RJ (2009); e do DOCTV (2008). Também destacamos Uma Cidade (2000), vencedor do prêmio de melhor concepção e realização no Festival do Filme Etnográfico (RJ) (2001).
Em 2016, seu primeiro longa-metragem, Um Casamento, estreou na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no XII Panorama Internacional Coisa de Cinema, na Bahia. Distribuído pela Pandora Filmes, o filme chegou às salas comerciais em maio de 2017.
Atualmente desenvolve 02 longas documentais Folha e Heleno, na Loma Filmes e 07 projetos de série: As ficcionais, Na Lona, na Sentimental Filme, Abgail, na Loma Filmes e 2_ mulheres e as documentais, Fotografia Brasileira, com a Big Bonsai e Onde a dança começa, Sexygenárias e Porta-Retratos, também na Loma Filmes.
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.