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Linguagem, estética e história do cinema

Cada detalhe da mágica história do cinema: os filmes mais importantes, os truques e técnica dos maiores diretores, as entrelinhas das cenas que marcaram épocas e gerações, a estética e os movimentos cinematográficos. Um panorama aprofundado sobre os grandes acontecimentos da história do cinema nos principais países do mundo.

Além da história, o curso tem como objetivo treinar o olhar do aluno para entender os códigos, estética, linguagem e técnicas do cinema-arte. Por meio da contextualização histórica do cinema, suas principais correntes, aliado a análise de filmes e estudo dos grandes diretores, o aluno aprofunda sua capacidade de leitura fílmica. Enquanto às terças o aluno mergulha na história, às quintas ele vai formando o olhar e apurando o conhecimento de diretores individualmente.

GRADE CURRICULAR

• O surgimento do cinema, primeiros avanços técnicos • Irmãos Lumière, George Meliès e o surgimento da franquia com Charles Chaplin
• A Teoria Formativa de Sergei Eiseinstein, a Teoria Realista de Andre Bazin e as teorias derivativas
• A formação dos estúdios, Studio System, Star System, o conceito de Blockbuster e os aspectos contemporâneos da produção dos estúdios
• O conceito de gênero, a formação do estilo, ação e aventura, grandes diretores, western spaguetti e faroeste contemporâneo • Conceitos de Filme B: Roger Corman
• Os primeiros grandes movimentos cinematográficos europeus, do Expressionismo Alemão ao Abstracionismo, Dadaísmo e Surrealismo

• A formação do Neorrealismo Italiano, principal movimento cinematográfico do mundo, seus conceitos de narrativa, enquadramento, edição, fotografia e principais temáticas e diretores
• Um estudo da cinematografia de Elia Kazan, Orson Welles e Nicholas Ray, Billy Wilder com exibição de trechos de filmes e orientação sobre o lado moderno destes diretores
• Estudo da cinematografia e linguagem moderna de Ernst Lubitsch, Rainer Werner Fassbinder e Jean Renoir, bem como exemplos de linguagens modernas do Oriente Médio e América Latina (Limite de Mário Peixoto)
• As características da Nouvelle Vague, principal movimento cinematográfico francês, a Cahiers Du Cinema, Política dos Autores, o trabalho dos diretores e suas distinções e legado para o mundo
• História do Cinema Brasileiro, de sua formação, passando pelos ciclos regionais, Atlântida, Vera Cruz, Cinema Novo, Cinema Marginal, Pornochanchada, Embrafilme, Retomada e Cinema Contemporâneo

• Aspectos da cinematografia no Oriente Médio (Abbas Kiarostami, Amos Gitai) e do Leste Europeu (Krzysztof Kielowski, Andrzej Wajda e Emir Kusturica)
• O cinema da violência retratados com maestria por diretores como Stanley Kubrick, Michael Haneke, Quentin Tarantino e Lars Von Trier
• Diferenciações estéticas, fotográficas e de montagem
• O cinema de silêncios e enquadramentos, a visão da cultural local e os olhares múltiplos em produções de médio e baixo orçamento. O trabalho de direção de Lucrécia Martel (Argentina) e Claire Denis (França)
• O trabalho de fotografia e Direção de Arte na contemporaneidade nas mãos de diretores como Wong Kar Wai, Pedro Almodóvar e Bernardo Bertolucci
• Cinema Japonês: história e contemporaneidade. Os grandes diretores, a estética e a linguagem. O cinema industrial do Japão e sua influência no mundo
• Cinema Africano e do Leste Europeu: os principais diretores, a história de alguns países, movimentos, reinvindicações e influências no mundo

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