História do Cinema: Hollywood Clássica e Nova Hollywood
Conheça a história da Hollywood Clássica e da Nova Hollywood
Um panorama do cinema mais influente do mundo: Hollywood, desde a era clássica dos anos 30 até a new wave americana dos anos 60-80, conhecida como Nova Hollywood.
Através de aulas expositivas, materiais de apoio e discussões críticas em sala de aula, o curso aborda aspectos sociopolíticos, históricos, estilísticos e de linguagem que caracterizam as diversas vertentes e momentos do cinema hollywoodiano. E convida a uma reflexão sobre os caminhos do cinema americano e sua repercussão no mundo.
O programa inclui temas como a consolidação do studio system e a ascenção do star system, os gêneros cinematográficos (western, musical, comédia e drama), a crise dos estúdios dos anos 60 e o mergulho na América profunda, o movimento negro entrando em cena, as sátiras em tempo de guerra, a independência autoral e o cinema-retrato sociopolítico, entre outros assuntos que se tornaram marcos na história de Hollywood. Entre os muitos grandes diretores estudados estão pilares como Robert Altman, Melvin Van Peebles, Francis Ford Coppola e Martin Scorsese.
As aulas são ao vivo, com encontros uma vez por semana ao longo de oito semanas, além do tempo dedicado ao estudo dos materiais de apoio (textos e filmes) e à realização dos exercícios práticos durante a semana.
Componentes curriculares:
- Unidade 1: Contexto cultural e econômico dos anos de 1930: depressão econômica e época de ouro do cinema americano – consolidação dos grandes estúdios (studio system) e a ascensão do estrelato (star system).
- Unidade 2: Os gêneros cinematográficos como expressão da indústria de cinema: western, musical, comédia, drama. No tempo das diligências renova o western.
- Unidade 3: Contexto cultural e político dos anos de 1960; a crise no sistema de estúdios em Hollywood; Easy Rider, um filme emblema e um mergulho na América profunda.
- Unidade 4: Blaxploitation: o movimento negro entra em cena (Melvin van Peebles, Sweet Sweetback´s).
- Unidade 5 : Robert Altman e MASH – como fazer sátira corrosiva sobre os militares em tempo de guerra.
- Unidade 6: Coppola, independência autoral e grandiloquência de um cineasta prodigioso: da América de imigrantes no Poderoso chefão I à loucura em Apocalipse Now.
- Unidade 7: Taxi Driver: Martin Scorsese, o retrato de uma sociedade doente e nela o indivíduo sufocado e sem horizonte.
- Unidade 8: Nostalgia e decadência na Última sessão de cinema de Peter Bogdanovich.
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.