ESCOLHA

Dois Semestres de Muita Teoria e Prática em Roteiro

O crescente aquecimento do mercado audiovisual brasileiro promoveu uma significativa discussão sobre a necessidade de formação de profissionais especializados na área do roteiro. Em diálogo atento às novas regulamentações em vigor sobre a produção audiovisual nacional, o curso de Formação Livre em Roteiro se coloca em resposta a este quadro da produção artística atual.

Voltado para quem pretende atuar profissionalmente como roteirista, o Curso de Formação Livre em Roteiro é extensivo e prático e tem como objetivo capacitar o aluno a transitar pelos diversos formatos de expressão audiovisual (curta e longa-metragem, ficção e documentário, unitário e seriado, em cinema ou TV).

Com prática de escrita desde os primeiros dias de aula, o programa aprofunda os conceitos ligados à elaboração de roteiros e reflete sobre a produção contemporânea em sua constante relação com a tradição e a renovação. Mais do que apenas instrumentalizar o aluno, o curso pretende formar roteiristas conscientes de seus próprios processos de criação, aptos a tomarem as diferentes formas de expressão como modos diversos de moldar e construir uma relação com o espectador e com o mundo, para além das fórmulas.

Além de uma bateria de exercícios cobrindo os diversos suportes e formatos de roteiro, cada aluno, individualmente ou em grupo, produz dois projetos: um roteiro de curta-metragem, e um projeto final, que pode ser um argumento desenvolvido de longa-metragem (de ficção ou documentário), ou o desenho completo de uma série para TV ou, ainda, um segundo roteiro de curta-metragem.

As aulas contarão com acompanhamento direto de quatro roteiristas profissionais, além de palestras especializadas com convidados de destaque no mercado. Numa balança equilibrada entre criação e crítica, ao final do processo o participante terá assinado mais de um roteiro de ficção ou documentário e estará apto a se buscar profissionalmente como roteirista.

GRADE CURRICULAR

• Introdução à especificidade da escrita cinematográfica e sua relação com a visualidade, a temporalidade e o ritmo do texto escrito
• A origem da personagem

• Tipos de personagem
• Pesquisa e caracterização de personagem

• Personagem e conflito
• Conflito e situação

• Mito e sonho na construção do roteiro
• Os gêneros do discurso: a lírica, a épica e o drama. Flashback, digressões, uso da voz over

• Procedimentos épicos e líricos de narração e sua relação com estruturas modernas: ruptura e equilíbrio, segmentações
• As unidades do drama
• Noção de organicidade dramática

• Os reinos do drama: melodrama, tragédia, farsa e comédia
• Derivações dos gêneros primordiais e reflexão sobre cinema contemporâneo

• Formatação: sinopse, escaleta, master scenes, argumento, tratamentos

• Uso expressivo do espaço e objetos na construção do roteiro

• Diálogo e tipos de fala

• Foco narrativo e suas variações
• Elipses e manipulações do tempo

• Estudo da cena

• Roteiro e mise-en-scène

• A ética estética, o personagem e a situação no cinema documentário

• Roteiro de documentário

• A narrativa do outro e a escrita pela montagem (cinema de compilação); a entrevista como instrumento, matéria e estilo (a revelação do encontro)

• Adaptação
• Roteiro para televisão e para o cinema: semelhanças e diferenças.

• Seriado, sitcom, novela

• O seriado: arcos de episódio, arcos de temporada

OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC

Selecione a Unidade e Horário
para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento


VEJA A OPINIÃO DE QUEM JÁ FEZ O CURSO

SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento