ESCOLHA

Dois Semestres de Edição e Montagem

O Curso de Formação em Edição pretende desenvolver novos montadores com alta capacidade técnica e narrativa para o ativo mercado audiovisual brasileiro. O objetivo é qualificar o aluno para que ele possa ampliar seu repertório de linguagem e contribuir para uma consciência artística e técnica mais assertiva. A partir de aulas práticas em que o aluno irá exercitar as principais ferramentas do software Adobe Premiere, o curso aposta no desenvolvimento do pensamento crítico e na capacidade de raciocínio narrativo e estético do futuro montador.

Os exercícios práticos serão realizados incorporando as mais diferentes linguagens audiovisuais, permitindo ao montador enfrentar as principais questões dos diferentes gêneros do cinema e da televisão. Também contará com professores convidados responsáveis por obras significativas no mercado audiovisual. Diretores, montadores e também profissionais das áreas que interagem com a montagem diretamente irão contribuir para promover uma constante reflexão sobre as intenções de cada aluno e o porquê de suas escolhas para construir suas narrativas. O contato com as diferentes áreas que integram a pós-produção deve agregar ao aluno o conhecimento de seu vocabulário e de sua rotina específica, fortalecendo seu trânsito como profissional e sua capacidade de tirar consequências significativas das relações de trabalho.

As atividades e os debates serão estruturados com uma dinâmica progressiva, aumentando gradativamente em duração e complexidade. Os primeiros exercícios partem da montagem de uma cena e, ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de construir o segmento de um documentário, e responder artisticamente à lógica típica de cada gênero ficcional no cinema.

Espera-se do egresso no curso de Formação em Edição, um profissional capaz de encarar com profundidade os desafios da montagem, acionando seu repertório técnico e artístico adquirido no curso para assumir com tranquilidade todo tipo de projeto audiovisual.

GRADE CURRICULAR

• Montagem clássica: conceitos e estratégias, do fragmento do plano à cena montada
• Estrutura campo/contra campo x montagem de choque: paralelas, convergências, continuidade e descontinuidade

• Decupagem clássica e contemporânea: como a posição em que o diretor coloca a câmera influencia a montagem

• Eixo: regra dos 180 graus, para que serve e como quebrá-la

• Première Pro: Ferramentas e operação

• Assistência de edição e a relação com o editor

• Relação editor/ diretor

• Campos sonoros: dispositivo e extraquadro
• Sound design

• Edição de som + ferramentas avançadas no Première Pro

• Trilha Sonora e Música Original

• Montagem de comédia, técnicas e especificidades
• Montagem em Documentário
• Metodologias de organização de um material bruto de documentário

• Especificidades de montagem em ação
• Especificidades de montagem em animação

• Montagem de trailer: estrutura em atos, técnicas e especificidades
• Montagem de séries de TV: descentralização do processo na figura de um único editor, como editar em grupo

• Correção de Cor

• Produção de finalização: funções e acompanhamento do processo

• Première Pro: codecs, ingest, sync, letreiros, export para plataformas diversas, do DCP ao youtube

OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC

Selecione a Unidade e Horário
para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento


SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento