ESCOLHA

Dois Semestres de Edição e Montagem

Por um lado, o aquecido mercado audiovisual brasileiro com necessidade de mão de obra qualificada, por outro, a tecnologia transformou o processo de montagem, diminuindo radicalmente o papel do assistente de edição. Ainda que o princípio da criação permaneça o mesmo desde a época da moviola, as oportunidades de aprendizado da arte da edição na prática, encontram-se basicamente em cursos de curta duração.

Voltado para quem pretende atuar profissionalmente como editor e montador, o Curso de Formação em Edição vai muito além do aprofundamento no software de edição (première) e nas técnicas triviais de montagem. Com abordagem prático-teórica, a ênfase do curso é no pensamento crítico e execução de uma montagem a partir de estratégias e linguagens audiovisuais contemporâneas, bem como na parceria do editor com o diretor, além dos outros departamentos que influenciam o processo de forma determinante, como o produtor executivo, roteirista, sound designer, compositor, colorista e finalizador.

O aluno adquire uma base sólida para pensar e realizar a montagem de diferentes tipos de materiais, desde um curta-metragem que já chega decupado e segue uma narrativa clássica, até um documentário ensaístico e pessoal, passando por especificidades de gênero (comédia, ação, animação, videoclipe e séries de TV).

O curso também contempla áreas paralelas e próximas a montagem, como edição de som, sound design, correção de cor e assistência de edição e toda a parte de finalização de arquivo para diferentes formatos de exibição.

Estruturado em quatro eixos centrais, as atividades aumentam gradativamente em duração e complexidade: técnicas, linguagens e relações espaço-tempo na ficção; papel do som e da música na construção narrativa; estrutura e narrativa da montagem em documentário; processos de pós-produção em multiplataformas.

GRADE CURRICULAR

• Montagem clássica: conceitos e estratégias, do fragmento do plano à cena montada
• Introdução ao Première Pro: Ferramentas básicas
• Estrutura campo/contra campo x montagem de choque: paralelas, convergências, continuidade e descontinuidade
• Relação editor/ diretor
• Decupagem clássica e contemporânea: como a posição em que o diretor coloca a câmera influencia a montagem
• Eixo: regra dos 180 graus, para que serve e como quebrá-la

• Montagem de comédia, técnicas e especificidades
• Campos sonoros: dispositivo e extraquadro
• Sound design
• Edição de som + ferramentas avançadas no Première Pro
• Trilha Sonora e Música Original
• Assistência de edição e a relação com o editor
• Montagem em Documentário
• Metodologias de organização de um material bruto de documentário

• Especificidades de montagem em ação
• Especificidades de montagem em animação
• Montagem de trailer: estrutura em atos, técnicas e especificidades
• Montagem de séries de TV: descentralização do processo na figura de um único editor, como editar em grupo
• Correção de Cor
• Produção de finalização: funções e acompanhamento do processo
• Première Pro: codecs, ingest, sync, letreiros, export para plataformas diversas, do DCP ao youtube

O MELHOR CORPO DOCENTE DO MERCADO

Selecione a Unidade e Horário
para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento


SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento