Selecione a Unidade para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento

Desenvolva uma percepção diferente da linguagem e das formas literárias

 

Em nosso dia-a-dia, produzimos uma série de ações sem pensar muito sobre elas, como abrir uma porta, pentear os cabelos, escrever um bilhete etc. Assim como, ao pegar uma escova ou uma caneta, não pensamos muito sobre esses objetos. Acreditando que a arte é o que desautomatiza nossa percepção, a ideia desta oficina é, por meio de exercícios, experimentar a linguagem e as formas literárias buscando criar um estranhamento nesta percepção, isto é, um distanciamento entre o objeto e sua percepção corriqueira.

 

Ao longo dos encontros, você vai:

 

  1. Experimentar a linguagem e as formas literárias por meio de estímulos, como acontecimentos reais, memórias pessoais, intervenção em textos já existentes etc.;
  2. Por meio de leituras de textos exemplares e dessa experimentação com a linguagem via exercícios propostos, buscar compreender o que torna um texto literário;
  3. Estudar o estranhamento da realidade como um procedimento literário e, por meio dele, refletir sobre os limites da literatura.

Duração do curso

Em 8 semanas o aluno participa de 8 aulas ao vivo (streaming). Caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois.

 

Dinâmica das aulas online

Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e exercícios práticos com feedback do professor.

Ou seja, a dinâmica do curso se repete toda semana e o aluno precisa dedicar 6 horas semanalmente sendo uma para a aula ao vivo, 2 para a leitura da apostila a realização dos exercícios de engajamento e 3 horas para a realização dos exercícios práticos e acompanhamento do feedback do professor.

O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.

 

 

GRADE CURRICULAR

• O que faz com que um texto seja “literário”.
• Uma hipótese: o estranhamento.

• Leitura e discussão do texto “A arte como procedimento”, de Victor Chklóvski.

• Estranhamento do narrador.
• Proposta de exercício.

• Leitura e discussão do exercício proposto na aula anterior.

• Leitura e discussão do exercício proposto na aula anterior.

• A memória como narrativa lacunar.

• Proposta de exercício.

• Leitura e discussão do exercício proposto na aula anterior.

• Do mito à ficção: quando relatos conhecidos por todos se tornam matéria literária a partir do estranhamento.

• Como tornar estranho o que é familiar.

• Proposta de exercício.

• Leitura e discussão do exercício proposto na aula anterior.


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas