Selecione a Unidade para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento

Mergulhe na linguagem, na arte e na técnica de produção de documentários. Neste curso, ministrado em inglês, você desenvolverá o seu projeto desde o roteiro até a edição final.

Quais as características que definem um documentário? Como o observador afeta o que é observado? Como as entrevistas criam novas estruturas narrativas? Como a cinematografia de uma entrevista informa a audiência onde e como olhar?

Estas e outras questões fundamentais serão discutidas neste curso prático de produção de documentários. Você estudará a teoria, analisará exemplos de documentários e realizará exercícios práticos nas diversas etapas do processo cinematográfico: desenvolvimento de projeto, filmagem e edição.

Os exercícios práticos cobrem os elementos da produção (iluminação, áudio, posição de câmera, background, contexto), condução, filmagem e edição de entrevistas em áudio e em vídeo, a captura da essência das locações, a redação e gravação de voz em off, e elaboração de projeto.

O destaque de cada semana é uma aula online ao vivo, de 1 hora, onde o aluno terá a oportunidade de interagir com o instrutor e os outros participantes. A gravação da aula ficará disponível na plataforma para quem não conseguir comparecer na hora agendada. Ao final de cada aula, o aluno trabalhará em exercícios práticos e teóricos, e receberá feedback do instrutor. Ao final do curso, cada aluno terá de-senvolvido um projeto.

O curso é oferecido pela International Academy of Film & Arts (IAFA), escola parceira da AIC nos Estados Unidos, com certificado emitido pela IAFA.

GRADE CURRICULAR

• Quais as características que definem um documentário?
• Qual o papel de elementos encenados/recriados na busca da verdade?

• Quais os métodos usados pelo documentário para obter clareza narrativa?

• Como esta clareza difere de outras formas de mídia que lidam com a "verdade" (jornalismo, câmeras de monitoramento, narrativas diretas)

• Como o observador afeta o que é observado? Como o Cinema Verité difere do Direct Cinema?

• Qual o contexto político ou histórico dessas correntes nos Estados Unidos e no Canadá em contraste com as correntes europeias?

• A autenticidade do material filmado pode afetar a busca por clareza? (Teoria de Farocki ou a "Pornografia do Real")

• Como as entrevistas criam novas estruturas narrativas?
• O papel do editor de entrevistas é análogo ao do roteirista?

• Quais as responsabilidades éticas do editor de entrevistas?

• Qual o papel do silêncio na forma como a entrevista é compreendida?

• Como um método mais intimista de entrevista afeta o seu conteúdo?

• Quais são as considerações éticas quanto à condução de entrevistas?

• Como a relação entre o entrevistador e o entrevistado diferem num modelo mais reflexivo ou dramático de documentário?

• Como a cinematografia de uma entrevista informa a audiência onde e como olhar?

• Como o documentário se comunica com sentidos que vão além da visão e da audição?

• Como diferentes vozes (subjetiva, em contraste com a "voz de Deus") afetam o modo como o documentário é entendido pelo espectador?

• Como o documentário pode, com uma linguagem própria, dar novos significados à realidade?

SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento