ESCOLHA

Início
Março 2019

Duração
112h | 16 encontros

Tipo
Presencial

Linguagem, técnica e produção de documentários

O curso proporciona uma visão do gênero documental em suas diferentes vertentes e linguagens, a partir da realização de um curta-documentário. Com um programa abrangente, intenso, prático e reflexivo, o curso de Documentário oferece as ferramentas para a construção narrativa e estética de documentários, num momento de excepcional crescimento do gênero tanto no Brasil como no mundo, com inúmeros programas de incentivo à produção, festivais e oportunidades de distribuição e veiculação.

Por meio de seu caráter teórico e expositivo, o curso apresenta as possibilidades narrativas do documentário, sensibilizando o aluno para a percepção dos diferentes elementos da linguagem cinematográfica e suas particularidades em face à cada temática proposta. A prática e a experiência possibilitam ao aluno conhecer todas as fases da realização documental – desde a escolha do tema e pesquisa de campo, a elaboração do pré-roteiro e a gravação, o roteiro final e a edição.

Para alcançar tal integração entre a teoria e a prática, o curso promove a exibição e discussão de filmes. O objetivo é ampliar o repertório audiovisual dos alunos, apontando em trabalhos de autores consagrados e marcos da história do documentário, as opções estéticas, éticas e de linguagem com as quais os alunos se defrontarão em seus próprios trabalhos práticos. A partir deste expediente, são articulados conteúdos como a pesquisa, roteiro, entrevista, observação, fotografia, direção, captação de som e edição. Essa dimensão expositiva, a cargo da disciplina Estruturas Narrativas, é acompanhada pelas disciplinas práticas de Roteiro, Entrevista, Fotografia, Som, Direção e Edição.

Todo ano o curso recebe documentaristas e convidados para aulas especiais. O convidado para o próximo ano em São Paulo é o diretor e documentarista Kiko Goifman, premiado no último Festival de Berlim, que além de passar todo seu conhecimento e bagagem em aulas exclusivas, irá revisar e comentar os projetos dos alunos. A convidada do Rio de Janeiro é Maria Augusta Ramos, diretora de "O Processo", aclamado documentário que acompanha as votações e discussões determinantes na destituição da presidente Dilma Rousseff.

No Rio, a próxima edição do curso também contará com uma mostra especial das principais obras de Maria Augusta Ramos.

GRADE CURRICULAR

• O que é um documentário?•
Sua eterna indefinição como potência criativa vista a luz dos diferentes modos de representação da realidade
• Identificação de procedimentos e dispositivos documentais, suas articulações com variados elementos da linguagem cinematográfica na história do gênero

• Analise de documentários paradigmáticos, clássicos e atuais, brasileiros e internacionais
• Reconhecimento dos diferentes espaços de recepção do documentário na atualidade e suas implicações narrativas, do cinema à internet

• Orientação permanente dos projetos de documentário, estabelecendo conexões entre as discussões teóricas e suas aplicações práticas

• Ouvir o Outro: estratégias e técnicas de entrevista

• A relação entrevistador-entrevistado como chave para condução da entrevista: elaboração de perguntas, previsão e aprofundamento de respostas, contexto extra-campo, recursos de aproximação e de ruptura com personagens, entre outros

• Produção de exercícios práticos de entrevistar e ser entrevistado

• As diferentes funções do pesquisador em um documentário

• As múltiplas fontes de pesquisa: textos, arquivos, imagens, personagens, locações

• Processos de autorização e licenciamento de materiais

• O projeto escrito como peça fundamental para a realização do filme
• Valorização da escrita como processo criativo: o tratamento, a eleição dos objetos, a escolha dos modos de abordagem, os personagens, a estrutura narrativa, etc

• Análise de documentários tendo com base os projetos escritos que os originaram

• Oficina de escrita baseada na produção de um argumento e um roteiro para cada projeto a ser filmado

• Breve introdução a ideia de olhar documental
• Questões fundamentais para composição de uma imagem documental: Planejamento x Improviso

• Breve introdução às técnicas de fotografia e recursos básicas para operação de câmera, suas configurações, formatos digitais de imagem, etc

• Noções de iluminação artificial e natural, uso do tripé, câmera na mão, escolha de lentes e enquadramentos, movimentos de câmera, regra dos terços,entre outros
• Realização de exercícios práticos com os equipamentos a serem utilizados nos projetos dos alunos

• Apresentação de possibilidades criativas da banda sonora, pensando os elementos do desenho de som desde o roteiro: diálogos, ambientes, ruídos, efeitos, trilha sonora
• A escuta seletiva de uma paisagem sonora e a escolha dos microfones específicos para cada fonte sonora

• Técnicas de captação de som em campo e em estúdio, manuseio e operação dos equipamentos, cuidados com a acústica dos espaços etc

• Realização de exercícios práticos com os equipamentos a serem utilizados nos projetos dos alunos

• A montagem como processo re-estruturante do discurso e da narrativa no cinema documental
• A partir da visualização de filmes, tecer discussões em torno de conceitos de montagem narrativa e montagem expressiva, perspectivas do cinema clássico e processos criativos na edição

• Introdução prática as técnicas de operação de softwares de edição e suas principais ferramentas

• Métodos de organização e manuseio do material bruto
• Orientação e edição dos projetos finais dos alunos

• Papel do diretor durante o processo de pré-produção, filmagem e edição de um documentário

VEJA A OPINIÃO DE QUEM JÁ FEZ O CURSO

INVESTIMENTO

Até dia 19/11/2018 . 10x de R$ 446,90
10% de desconto à vista

Até dia 19/12/2018 . 9x de R$ 496,56
10% de desconto à vista

Até dia 19/01/2019 . 8x de R$ 558,63
7,5% de desconto à vista

Até dia 19/02/2019 . 7x de R$ 638,43
5% de desconto à vista

Até dia 16/03/2019 . 6x de R$ 744,83
5% de desconto à vista

*Descontos à vista válidos apenas para pagamentos em boleto, cheque ou dinheiro. **Descontos não cumulativos.

***Parcelamento em Cartão ou Cheque. Boleto somente à Vista.

****Ex-alunos ganham 10% de desconto.

***** Se você fez mais de um curso na AIC conheça nosso Programa de Fidelidade com descontos progressivos.

******Alunos que estão cursando o Filmworks têm 50% de desconto em cursos livres e 30% em cursos de Formação Livre.

INSCREVA-SE

RJ 16 Mar

Sábados, das 09h30 às 17h30

112h | 16 encontros. Término previsto: 13/07/2019.

INSCREVA-SE

Integral

Sábados, das 09h30 às 17h30


*Ter no mínimo 17 anos
**Além das aulas aos sábados, os alunos estão sujeitos a realizar outras atividades durante outros dias da semana, tais como: gravação, edição e edição de som dos projetos

AIC RIO DE JANEIRO

Informações: 21 2537-8183

Rua Martins Ferreira, 77 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

FALE CONOSCO