Documentário
Linguagem, técnica e produção de documentários
O curso proporciona uma visão do gênero documental em suas diferentes vertentes e linguagens, a partir da realização de um curta-documentário.
Com um programa abrangente, intenso, prático e reflexivo, o curso de Documentário oferece as ferramentas para a construção narrativa e estética de documentários, num momento de excepcional crescimento do gênero tanto no Brasil como no mundo, com inúmeros programas de incentivo à produção, festivais e oportunidades de distribuição e veiculação.
Por meio de seu caráter teórico e expositivo, o curso apresenta as possibilidades narrativas do documentário, sensibilizando o aluno para a percepção dos diferentes elementos da linguagem cinematográfica e suas particularidades em face à cada temática proposta.
A prática e a experiência possibilitam ao aluno conhecer todas as fases da realização documental – desde a escolha do tema e pesquisa de campo, a elaboração do pré-roteiro e a gravação, o roteiro final e a edição.
Para alcançar tal integração entre a teoria e a prática, o curso promove a exibição e discussão de filmes. O objetivo é ampliar o repertório audiovisual dos alunos, apontando em trabalhos de autores consagrados e marcos da história do documentário, as opções estéticas, éticas e de linguagem com as quais os alunos se defrontarão em seus próprios trabalhos práticos.
A partir dai, são articulados conteúdos como:
- pesquisa
- roteiro
- entrevista
- observação
- fotografia
- direção
- captação de som
- edição
Essa dimensão expositiva, a cargo da disciplina Estruturas Narrativas, é acompanhada pelas disciplinas práticas de Roteiro, Entrevista, Fotografia, Som, Direção e Edição. Todo ano o curso recebe documentaristas e convidados para aulas especiais. Nas últimas edições o convidado foi o diretor e documentarista Kiko Goifman, premiado no Festival de Berlim.
Observações do curso na unidade de SP:
Não haverá aula no dia 12/11/2022
INVESTIMENTO:
10x de R$457
• O que é um documentário?•
• Sua eterna indefinição como potência criativa vista a luz dos diferentes modos de representação da realidade
• Identificação de procedimentos e dispositivos documentais, suas articulações com variados elementos da linguagem cinematográfica na história do gênero
• Analise de documentários paradigmáticos, clássicos e atuais, brasileiros e internacionais
• Reconhecimento dos diferentes espaços de recepção do documentário na atualidade e suas implicações narrativas, do cinema à internet
• Orientação permanente dos projetos de documentário, estabelecendo conexões entre as discussões teóricas e suas aplicações práticas
• Ouvir o Outro: estratégias e técnicas de entrevista
• A relação entrevistador-entrevistado como chave para condução da entrevista: elaboração de perguntas, previsão e aprofundamento de respostas, contexto extra-campo, recursos de aproximação e de ruptura com personagens, entre outros
• Produção de exercícios práticos de entrevistar e ser entrevistado
• As diferentes funções do pesquisador em um documentário
• As múltiplas fontes de pesquisa: textos, arquivos, imagens, personagens, locações
• Processos de autorização e licenciamento de materiais
• O projeto escrito como peça fundamental para a realização do filme
• Valorização da escrita como processo criativo: o tratamento, a eleição dos objetos, a escolha dos modos de abordagem, os personagens, a estrutura narrativa, etc
• Análise de documentários tendo com base os projetos escritos que os originaram
• Oficina de escrita baseada na produção de um argumento e um roteiro para cada projeto a ser filmado
• Breve introdução a ideia de olhar documental • Questões fundamentais para composição de uma imagem documental: Planejamento x Improviso • Breve introdução às técnicas de fotografia e recursos básicas para operação de câmera, suas configurações, formatos digitais de imagem, etc • Noções de iluminação artificial e natural, uso do tripé, câmera na mão, escolha de lentes e enquadramentos, movimentos de câmera, regra dos terços,entre outros • Realização de exercícios práticos com os equipamentos a serem utilizados nos projetos dos alunos
• Apresentação de possibilidades criativas da banda sonora, pensando os elementos do desenho de som desde o roteiro: diálogos, ambientes, ruídos, efeitos, trilha sonora • A escuta seletiva de uma paisagem sonora e a escolha dos microfones específicos para cada fonte sonora • Técnicas de captação de som em campo e em estúdio, manuseio e operação dos equipamentos, cuidados com a acústica dos espaços etc • Realização de exercícios práticos com os equipamentos a serem utilizados nos projetos dos alunos
• A montagem como processo re-estruturante do discurso e da narrativa no cinema documental • A partir da visualização de filmes, tecer discussões em torno de conceitos de montagem narrativa e montagem expressiva, perspectivas do cinema clássico e processos criativos na edição • Introdução prática as técnicas de operação de softwares de edição e suas principais ferramentas • Métodos de organização e manuseio do material bruto • Orientação e edição dos projetos finais dos alunos
• Papel do diretor durante o processo de pré-produção, filmagem e edição de um documentário
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Professores do curso
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.