Selecione a Unidade para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento

Exercite os fazeres do documentário, suas técnicas e princípios com aulas ao vivo e feedback de professores atuantes no mercado

Hoje todos nós temos uma câmera na mão, basta um telefone celular. Mas, independente do dispositivo que se tem ao alcance, para que se faça um bom uso do seu potencial de contar histórias é preciso imaginação, técnica e conhecimento teórico. O Curso de Documentário Online da Academia Internacional de Cinema (AIC) parte desse princípio para exercitar seus fazeres mais fundamentais e construir, por meio do aprendizado teórico e prático, uma ponte para a realização de um dos gêneros que mais cresce no país.

Os fazeres do documentário são os principais segmentos que o compõe: as entrevistas, a escrita e narração de texto em off, a habilidade de contar histórias somente com imagens, a apresentação de si, entre outros. Neste curso, a produção de documentários será ensinada através da articulação desses fazeres.

São ao todo 8 aulas ao vivo, uma por semana. Caso não consiga comparecer online na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois. Além disso, o curso traz bastante conteúdo textual, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e diversos exercícios práticos.

A dinâmica semanal de estudo é a mesma toda semana: começa com uma aula online ao vivo com uma hora de duração. Depois, no seu tempo, o aluno faz a leitura de materiais complementares e exercícios de fixação de conteúdo, download de materiais, vídeos e modelos e envio das atividades para revisão e feedback do professor.

GRADE CURRICULAR

• O documentário como gênero aberto. Como defini-lo?
• As diferenças (e semelhanças!) para ficção

• A assumpção de um ponto de vista
• O esgotamento de falar sobre os outros

• Os “filmes de busca” segundo Bernardet
• Nichols: o modo “performativo”

• A atitude do documentarista perante o mundo

• Transformação versus observação; as variantes do engajamento político e da abordagem antropológica, não-intrusiva

• O martelo e o espelho

• O enfrentamento do mundo
• A poesia das imagens e sons

• A gramática aberta da linguagem audiovisual

• Nichols: o modo “Poesia”

• A chegada do som no cinema

• Americanos e franceses; direto ou vérité; Nichols: observativo ou participativo; transparência ou opacidade

• A participação ou não do cineasta no filme

• O autor brasileiro: Coutinho

• Trajetória

• Recurso – Entrevista

• Características do documentário contemporâneo; a diferença para outras escolas

• Outras formas de agrupar a produção nacional

• O narrador onisciente
• O modo “explicativo”

• A reação à voz em off

• O “documentário-cabo”

• Equipamento e equipe
• Configuração mínima de produtora

• Vale a pena investir em equipamento?
• Oportunidades de trabalho

• Campo de trabalho
• Áreas correlatas ao documentário – institucional, educativo etc

SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

8 semanas de estudos sobre os fazeres do documentário

Praticidade para você estudar quando e onde quiser, com a qualidade e certificação da Academia Internacional de Cinema

Aulas ao vivo com conteúdo atualizado e possibilidade de interação com o professor ao final de cada aula

SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento