Selecione a Unidade para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento

Aprenda as ferramentas para trabalhar com atores não-profissionais e dirigir uma sequência de um filme.   

Ministrado em inglês, o curso Directing Non-Actors oferece aos alunos ferramentas para trabalhar com não-atores em curtas e longas-metragens, estimulando-os a desenvolver um olhar atento e sensível ao “outro”, como parte do trabalho do diretor de cinema.

O programa está dividido em 4 semanas:

Procura: modelos não-convencionais de pesquisa, aproximação e casting com não-atores.

Encontro: estratégias de redefinição das personagens e do roteiro a partir do encontro com os não-atores.

Viagem: práticas e abordagens específicas em situações de rodagem com não-atores.

Chegada: filmar uma sequência completa com não-actores, desde a escrita/adaptação até ao “final cut”.

 

Em aulas online ao vivo, o aluno terá a oportunidade de interagir com o instrutor e os outros participantes em tempo real. A gravação da aula ficará disponível na plataforma para quem não conseguir comparecer na hora agendada. Ao final de cada aula, o aluno trabalha em exercícios práticos e teóricos, e recebe feedback do instrutor. Ao final do curso, cada aluno terá desenvolvido um projeto.

 

O curso é oferecido pela International Academy of Film & Arts (IAFA), escola parceira da AIC nos Estados Unidos, com certificado emitido pela IAFA.

GRADE CURRICULAR

A pesquisa, a abordagem e o casting com não-atores na ótica do realizador.

• Critérios prévios para delimitar a procura do não-actor.
• Primeiras abordagens (locais públicos, redes sociais ou casting).

• O casting: técnicas, propostas e jogos de cena com não-atores; a escuta sensível; primeiro olhar.

A reescrita do script a partir do encontro com o não-ator.

- Pesquisa biográfica e características do não-ator: corpo, voz, movimento, ritmo e olhar.
- A matéria biográfica como matéria cinematográfica.

- Processos de reescrita colaborativa com o não-ator. Ensaios e improviso.

Capacitar os alunos para práticas e abordagens específicas em situações de rodagem com não-atores.

- Corpos indomáveis: técnicas de improviso, de contra-cena, e de trabalho com o texto.

- Sequências hibrídas: o encontro entre atores profissionais e não-atores.
- A adaptação da mise-em-scène às características e propostas do não-ator: plano-sequência, découpage, luz.

Filmar uma sequência completa com não-actores, desde a escrita/adaptação até ao "final cut".

A partir dos trabalhos em curso, será feita uma análise coletiva às sequências filmadas.

SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento