Academia Internacional de Cinema (AIC)
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Rio de Janeiro – RJ
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
  • Professores
  • Conteúdo
  • Mais Cursos
Direção de Atores – Online

Direção de Atores – Online

  1. Home
  2. Cursos
  3. Direção de Atores – Online

Dias e Horários: Quartas-feiras, das 19:00 às 20:00

Saiba como dirigir um elenco

Experiência prática em direção e preparação de atores, afinal, para saber dirigir e preparar atores, é importante também ter a experiência de atuar, entender o processo a partir da função do ator, conferindo a o diretor/preparador de atores uma compreensão mais completa do trabalho.

O curso traz para a discussão as de 3 principais linhas de abordagem do trabalho de direção de atores: Stanislávski, Brecht e Meierhold.

Nos exercícios práticos propostos, os alunos e alunas revezam-se no papel de diretor/diretoa e ator/atriz, em grupos de no máximo três pessoas. Cada trio trabalha sobre um material determinado produzindo cenas de 3 a 6 minutos.


Neste curso, você vai:

  • Proporcionar a experiência prática de dirigir e de atuar
  • Introdução ao conceito de jogo cênico e jogo improvisacional
  • Panorama do universo de aquecimentos, jogos e dinâmicas para o set e para ensaios
  • Técnicas de ensaio e aprofundamento de cenas
  • Estudo do roteiro a partir do trabalho do ator

Duração do curso e dinâmica das aulas online

Ao todo são 16 aulas ao vivo pela internet, uma por semana, (caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois), além de conteúdo textual, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e um exercício prático por semana. 

Ou seja, a dinâmica de estudo no curso online é a mesma toda semana. Começamos com uma aula ao vivo que é seguida da leitura dos materiais da unidade e apostilas. 

Na sequência o aluno tem acesso a um exercício prático que é realizado em um prazo determinado dentro da unidade e avaliado pelo professor que faz uma devolutiva personalizada. 

Estes conhecimentos são articulados com materiais complementares que podem ser organizados em formato de vídeo, texto, imagem ou mesmo um podcast. O aluno realiza ainda um exercício de múltipla escolha em cada unidade para avaliar seu engajamento com o conteúdo. 

*O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.

INVESTIMENTO:

10x de R$210

Componentes Curriculares
Unidade 1 - Apresentação
Apresentação
  • O processo do ator
  • O jogo cênico
  • Noções básicas de abordagem de cenas e atores/atrizes
  • O que não dizer ao ator/atriz
  • Diferenças fundamentais da atuação para a câmera e atuação teatral
Unidade 2 - Abordagem Prática
Abordagem Prática
  • Aquecimentos
  • Desinibição e sensibilização
  • Jogos de Integração
  • Corpo e voz
Unidade 3 - Estudo do Roteiro
Estudo do Roteiro
  • Análise ativa
  • Abordagem analítica: estudo da psicologia da cena
  • Abordagem biomecânica: construção de partituras de ação
  • Improvisações direcionadas para a compreensão e aprofundamento das cenas
Unidade 4 - Exercício Prático
Exercício Prático
  • Cena de Breaking Bad
Unidade 5 - Técnicas de Ensaio
Técnicas de Ensaio
  • À procura da espontaneidade
  • Procedimentos para subverter a tendência à cristalização da interpretação
  • Construção do substrato psíquico da personagem através do ator
  • No audiovisual, o ator atua para o plano, não para o todo
Unidade 6 - Exercício Prático II
Exercício Prático II
  • Cena de Kiki: o segredo do desejo
Unidade 7 - Memória
Memória
  • Memória e imaginação
  • Memória emotiva
  • Técnica de memorização a partir de associações
  • Técnica de memorização a partir de improvisações
Unidade 8 - Exercício Prático III
Exercício Prático III
  • Cenas de um Casamento Sueco de Ingmar Bergman
Unidade 9 - Verdade Cênica
Verdade Cênica
  • O \\\"primeiro\\\" Stanislávski: memória emotiva e mergulho psicológico
  • O \\\"segundo\\\" Stanislávski: o método das ações físicas
  • O realismo à brasileira
  • Apropriações do sistema pela indústria americana: Lee Strasberg
Unidade 10 - Exercício Prático IV
Exercício Prático IV
  • Cena de Homeland
Unidade 11 - Brecht
Brecht
  • Contextualização histórica
  • Síntese e bases teóricas do pensamento brechtiano
  • Conceito de distanciamento
  • Interpretação épica
Unidade 12 - Exercício Prático V
Exercício Prático V
  • Cena de The Handmaids Tale
Unidade 13 - Meirehold: Biomecânica, grotesco e fisicalidade
Meirehold: Biomecânica, grotesco e fisicalidade
  • Abordagem físico-gestual
  • Partituras corporais e faciais
  • Movimentação e ação cênica, coreografias de lutas e cenas de ação
Unidade 14 - Exercício Prático VI
Exercício Prático VI
  • Cena de A Serpente – roteiro de longa-metragem adaptado por Leonardo Alckmin e Sérgio Audi da peça homônima de Nelson Rodrigues
Unidade 15 - Exercício Prático VII
Exercício Prático VII
  • Cena de \\\"Meio Irmão\\\" - Longa-metragem direção: Eliane Coster
Unidade 16 - Encerramento
Encerramento
  • Análise dos materiais produzidos no curso

OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC

Sergio Audi

Mestre em Artes Cênicas (2016),  graduado em Cinema (1997) pela ECA-USP, e doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo trabalha com teatro e cinema desde 1983. Estudou palhaço e bufão com Phillippe Gaulier e Ésio Magalhães, Commedia dell’arte com Tiche Vianna, mímica com Caterine Vanniscotte, André Guerreiro e Denise Namura, Teatro do Oprimido com Augusto Boal e Bárbara Santos, dança com Tica Lemos, Diogo Granato e Sandro Borelli.  Atuou nos filmes “A Lata”, “Erra Uma Vez”e “Todos Nós 5 Milhões”, dirigiu os curtas “Miséria” e “55 Segundos”, e co-dirigiu com Eliane Coster o curta “Correspondencia”, prêmio de Melhor atriz no Festival de Brasília. Trabalhou como diretor, roteirista, fotógrafo e montador em diversas produções audiovisuais. Em teatro, atuou em 17 montagens, incluindo "Macbeth", "O Arquiteto e o Imperador da Assíria", e “A Falecida”. Dirigiu “Valsa n 6” de Nelson Rodrigues, “A Exceção e a Regra” de Bertolt Brecht, “A Mãe” de Gorki-Brecht, e “Homens de Papel” de Plínio Marcos. Atualmente atua e dirige uma adaptação solo de “Vidas Secas” de Gracilianos Ramos,  dirige “Nas Voltas da Bola e da Boleta” de Plínio Marcos e leciona a cadeira de Improvisação, Jogos e Pedagogia Teatral na Escola Superior de Artes Célia Helena. 

Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC

Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC

Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.

Conheça as Histórias

Outros cursos

Mentoria - Online

Mentoria - Online

Workshop - Lucrecia Martel - Online

Workshop - Lucrecia Martel - Online

Roteiro para Série de TV - Online

Roteiro para Série de TV - Online

Workshop - Kleber Mendonça Filho - Online

Workshop - Kleber Mendonça Filho - Online

Produção de Conteúdo para Internet - Online

Produção de Conteúdo para Internet - Online

Filmmaking - Online

Filmmaking - Online

Som para Cinema e TV

Som para Cinema e TV

Roteiro

Roteiro

Produção Executiva para Cinema e TV

Produção Executiva para Cinema e TV

Mentoria - Online

Mentoria - Online

Workshop - Lucrecia Martel - Online

Workshop - Lucrecia Martel - Online

Roteiro para Série de TV - Online

Roteiro para Série de TV - Online

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)

A Escola

  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • FAQ

Cursos

  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online

Cursos

  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria

Blog

  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade

Contato

  • atendimentosp@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

© 2022 Academia Internacional de Cinema - CNPJ 06.100.509/0001-92

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.