Direção de Atores – Online
Saiba como dirigir um elenco
Experiência prática em direção e preparação de atores, afinal, para saber dirigir e preparar atores, é importante também ter a experiência de atuar, entender o processo a partir da função do ator, conferindo a o diretor/preparador de atores uma compreensão mais completa do trabalho.
O curso traz para a discussão as de 3 principais linhas de abordagem do trabalho de direção de atores: Stanislávski, Brecht e Meierhold.
Nos exercícios práticos propostos, os alunos e alunas revezam-se no papel de diretor/diretoa e ator/atriz, em grupos de no máximo três pessoas. Cada trio trabalha sobre um material determinado produzindo cenas de 3 a 6 minutos.
Neste curso, você vai:
- Proporcionar a experiência prática de dirigir e de atuar
- Introdução ao conceito de jogo cênico e jogo improvisacional
- Panorama do universo de aquecimentos, jogos e dinâmicas para o set e para ensaios
- Técnicas de ensaio e aprofundamento de cenas
- Estudo do roteiro a partir do trabalho do ator
Duração do curso e dinâmica das aulas online
Ao todo são 16 aulas ao vivo pela internet, uma por semana, (caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois), além de conteúdo textual, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e um exercício prático por semana.
Ou seja, a dinâmica de estudo no curso online é a mesma toda semana. Começamos com uma aula ao vivo que é seguida da leitura dos materiais da unidade e apostilas.
Na sequência o aluno tem acesso a um exercício prático que é realizado em um prazo determinado dentro da unidade e avaliado pelo professor que faz uma devolutiva personalizada.
Estes conhecimentos são articulados com materiais complementares que podem ser organizados em formato de vídeo, texto, imagem ou mesmo um podcast. O aluno realiza ainda um exercício de múltipla escolha em cada unidade para avaliar seu engajamento com o conteúdo.
*O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.
INVESTIMENTO:
10x de R$210
- O processo do ator
- O jogo cênico
- Noções básicas de abordagem de cenas e atores/atrizes
- O que não dizer ao ator/atriz
- Diferenças fundamentais da atuação para a câmera e atuação teatral
- Aquecimentos
- Desinibição e sensibilização
- Jogos de Integração
- Corpo e voz
- Análise ativa
- Abordagem analítica: estudo da psicologia da cena
- Abordagem biomecânica: construção de partituras de ação
- Improvisações direcionadas para a compreensão e aprofundamento das cenas
- Cena de Breaking Bad
- À procura da espontaneidade
- Procedimentos para subverter a tendência à cristalização da interpretação
- Construção do substrato psíquico da personagem através do ator
- No audiovisual, o ator atua para o plano, não para o todo
- Cena de Kiki: o segredo do desejo
- Memória e imaginação
- Memória emotiva
- Técnica de memorização a partir de associações
- Técnica de memorização a partir de improvisações
- Cenas de um Casamento Sueco de Ingmar Bergman
- O \\\"primeiro\\\" Stanislávski: memória emotiva e mergulho psicológico
- O \\\"segundo\\\" Stanislávski: o método das ações físicas
- O realismo à brasileira
- Apropriações do sistema pela indústria americana: Lee Strasberg
- Cena de Homeland
- Contextualização histórica
- Síntese e bases teóricas do pensamento brechtiano
- Conceito de distanciamento
- Interpretação épica
- Cena de The Handmaids Tale
- Abordagem físico-gestual
- Partituras corporais e faciais
- Movimentação e ação cênica, coreografias de lutas e cenas de ação
- Cena de A Serpente – roteiro de longa-metragem adaptado por Leonardo Alckmin e Sérgio Audi da peça homônima de Nelson Rodrigues
- Cena de \\\"Meio Irmão\\\" - Longa-metragem direção: Eliane Coster
- Análise dos materiais produzidos no curso
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Mestre em Artes Cênicas (2016), graduado em Cinema (1997) pela ECA-USP, e doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo trabalha com teatro e cinema desde 1983. Estudou palhaço e bufão com Phillippe Gaulier e Ésio Magalhães, Commedia dell’arte com Tiche Vianna, mímica com Caterine Vanniscotte, André Guerreiro e Denise Namura, Teatro do Oprimido com Augusto Boal e Bárbara Santos, dança com Tica Lemos, Diogo Granato e Sandro Borelli. Atuou nos filmes “A Lata”, “Erra Uma Vez”e “Todos Nós 5 Milhões”, dirigiu os curtas “Miséria” e “55 Segundos”, e co-dirigiu com Eliane Coster o curta “Correspondencia”, prêmio de Melhor atriz no Festival de Brasília. Trabalhou como diretor, roteirista, fotógrafo e montador em diversas produções audiovisuais. Em teatro, atuou em 17 montagens, incluindo "Macbeth", "O Arquiteto e o Imperador da Assíria", e “A Falecida”. Dirigiu “Valsa n 6” de Nelson Rodrigues, “A Exceção e a Regra” de Bertolt Brecht, “A Mãe” de Gorki-Brecht, e “Homens de Papel” de Plínio Marcos. Atualmente atua e dirige uma adaptação solo de “Vidas Secas” de Gracilianos Ramos, dirige “Nas Voltas da Bola e da Boleta” de Plínio Marcos e leciona a cadeira de Improvisação, Jogos e Pedagogia Teatral na Escola Superior de Artes Célia Helena.
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