Selecione a Unidade para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento

Aprenda a escrever críticas de filmes e estude os princípios básicos da teoria crítica e da crítica cinematográfica

O Curso de Crítica de Cinema – Férias faz um panorama histórico da atividade, estabelecendo conexões com a história do cinema e destacando autores que se tornaram emblemáticos, no Brasil e no exterior.

A crítica de cinema, presente nos veículos tradicionais de imprensa, em diversos canais da mídia, no campo universitário e também nas redes sociais, enfrenta desafios relacionados não só às suas próprias condições de produção, mas também às transformações do cinema. Em paralelo às aulas teóricas e debates em torno de textos produzidos por críticos que se tornaram referenciais, os alunos serão convidados a escrever um ensaio ao longo do curso e apresentá-lo na última aula.

O curso se propõe a apresentar e exercitar os princípios básicos da teoria crítica e da crítica cinematográfica, exemplificando conceitos gerais aplicados através da interpretação e análise interdisciplinar dos filmes e evolução de linguagem na história do cinema. Além de acrescentar um olhar decolonialista sobre os recortes transversais à crítica, como as questões de gênero, classe, etnia, raça, territorialidade e sexualidade.

GRADE CURRICULAR

• Crítica clássica (Escola de Frankfurt)

• Contraposição à propaganda ideológica

• Dos filmes mudos à consolidação em uma indústria audiovisual

• As mulheres e as minorias na gênese do Cinema

• Primeira mulher no Brasil a escrever sobre imagem em movimento: Elvira Gama

• Teoria e estética cinematográfica

• Teoria construtivista (cinema soviético)

• Diáspora dos pensadores/realizadores

• Cahiers du Cinéma e os críticos-realizadores
• Análise de cinema de gênero e autoralidade
• Os Cinemas Novos pelo mundo

• Relação entre imagem, tempo, memória, percepção e movimento, uma introdução à concepção estético-política da subjetividade (Deleuze)
• Cinema Novo Brasileiro e sua repercussão no mundo
• Estética da fome

• Docuficção e a realidade filmada
• A Fundação dos Festivais e das Associações de Críticos

• Psicanálise, Filosofia, Sociologia etc.

• A desconstrução da cinefilia clássica, o “male gaze” e as mulheres pensadoras do cinema.

• Introdução ao trabalho de curadoria crítica

• Movimentos e territórios invisibilizados na História do Cinema
• Coletivos e cineclubismo

• Representação e Representatividade

• Formatos modernos e democratização

SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento