Academia Internacional de Cinema (AIC)
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Rio de Janeiro – RJ
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
  • Professores
  • Conteúdo
  • Mais Cursos

Crítica de Cinema – Online

  1. Home
  2. Cursos
  3. Crítica de Cinema – Online

Dias e Horários: Sábados, às 10:00

Descubra como analisar criticamente um filme e ganhe um novo olhar sobre obras audiovisuais

 

De perfil teórico e prático, essa oficina de imersão se propõe a apresentar e exercitar os princípios básicos da teoria crítica e da crítica cinematográfica, exemplificando conceitos gerais aplicados através da interpretação e análise interdisciplinar dos filmes e evolução de linguagem na história do cinema.

Além de acrescentar um olhar decolonialista sobre os recortes transversais à crítica, como as questões de gênero, classe, etnia, raça, territorialidade e sexualidade.

 

O que você vai aprender:

  • Interpretação e análise interdisciplinar dos filmes e sua linguagem, na tentativa de decolonizar padrões hegemônicos e encontrar novas autonomias e criações do olhar.
  • Panorama histórico da atividade da crítica, tendências e tensões, recortes sociais e olhares plurais.
  • Conexões com a história do próprio cinema, movimentos e evolução de linguagem, estética etc.
  • Festivais, Mostras, publicações e veículos do meio.

 

Duração do curso

Em 8 semanas o aluno participa de 8 aulas ao vivo (streaming). Caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois.

 

Dinâmica das aulas online

Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e exercícios práticos com feedback do professor.

Você vai ter 8 encontros de 1 hora + atividades e devolutiva do professor (terá férias)

O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.

Componentes Curriculares
1. Por que escrever sobre filmes?
1. Por que escrever sobre filmes?

• Definições e origens gerais da crítica de cinema; Elementos-chave; A quem escrever
• A quem escrever?
• Analisar Filme a filme. Profissional a profissional. Obra literária a filme. Original a refilmagem

2. Paradigmas da crítica: modos e formas
2. Paradigmas da crítica: modos e formas

• Crítica, resenha, crônica e ensaio

3. Pavimentando o caminho para uma Crítica Cinematográfica moderna
3. Pavimentando o caminho para uma Crítica Cinematográfica moderna

• Cahiers du Cinéma e os críticos-realizadores
• Análise de cinema de gênero e autoralidade
• Os Cinemas Novos pelo mundo

4. Paradigmas da crítica
4. Paradigmas da crítica

• Análise Semiótica, Epistemológica, ensaística e dialética

5. Cinema Novo Brasileiro e sua repercussão no mundo
5. Cinema Novo Brasileiro e sua repercussão no mundo

• Estética da fome.
• Narrativa contrahegemônica, engajada e política
• Docuficção e a realidade filmada.
• Regionalismo e outras regiões do Brasil.
• Cinema Novo Vs Cinema Marginal
• Cinema de gênero

6. A evolução da pluralidade de vozes
6. A evolução da pluralidade de vozes

• Diversos meios (impressos ou virtuais) e veículos (jornais, revistas, blogs e até mesmo críticas em vídeo apresentadas em youtube, podcasts, TV e afins)

7. A Fundação dos Festivais e das Associações de Críticos.
7. A Fundação dos Festivais e das Associações de Críticos.

• Um pensamento de Cinema brasileiro: Paulo Emílio Salles Gomes, Humberto Mauro e Edgard Roquette-Pinto, Leon Cakoff, Jean-Claude Bernardet, Rogério Sganzerla, Jairo Ferreira, Ismail Xavier...
• Diferença estrutural entre crítica jornalística e acadêmica

8. A crítica em crise? Um olhar decolonialista
8. A crítica em crise? Um olhar decolonialista

• Interseccionalidade, Decolonialismo e o “olhar opositivo”
• Movimentos e territórios invisibilizados na História do Cinema
• Resistência e cineclubismo

OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC

Filippo Pitanga

Filippo Pitanga

Natural do Rio, Advogado, Jornalista, Escritor e Crítico de Cinema. Membro e Conselheiro Administrativo da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do RJ). Editor-chefe do site “Almanaque Virtual – UOL”, gerenciando equipe cultural em variados departamentos artísticos, do cinema à música e ao teatro, da TV aos livros e HQs, com coberturas e entrevistas exclusivas em Festivais e Mostras Nacionais e Internacionais. Redator de Cinema na revista “Conceito A”. Mediador e palestrante pela ACCRJ, além de autor e colaborador de inúmeros artigos e material de cinema, em Catálogos e Mostras de Cinema no CCBB, Caixa Cultural, Cinemateca do MAM e Grupo Estação de Cinema. Participou como membro do Corpo de Jurados do Canal Brasil para competições de curtas-metragens em âmbito nacional. Participou como Comentarista de Cinema convidado no programa “Você na MPB” da rádio MPB-FM. Coautor do livro “Lágrimas entre Caixas” em conjunto com o jornalista e produtor André Romano. Atualmente terminando de editar sua próxima publicação solo, “O Homem que Vendeu o Mundo”, o qual está sendo adaptado para o formato de roteiro.

Natural do Rio, Advogado, Jornalista, Escritor e Crítico de Cinema. Membro e Conselheiro Administrativo da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do RJ). Editor-chefe do site “Almanaque ...

Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC

Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC

Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.

Conheça as Histórias

Outros cursos

Games: Panorama dos Jogos Digitais - Online

Games: Panorama dos Jogos Digitais - Online

Filmmaking - Online

Filmmaking - Online

Animação

Animação

Fotografia com Celular

Fotografia com Celular

História do Cinema: Hollywood Clássica e Nova Hollywood

História do Cinema: Hollywood Clássica e Nova Hollywood

Webwriting

Webwriting

Filmmaking: Formação Livre em Cinema e Audiovisual

Filmmaking: Formação Livre em Cinema e Audiovisual

Formação Livre em Atuação para Cinema e TV

Formação Livre em Atuação para Cinema e TV

Produção de Vídeos para Internet

Produção de Vídeos para Internet

Games: Panorama dos Jogos Digitais - Online

Games: Panorama dos Jogos Digitais - Online

Filmmaking - Online

Filmmaking - Online

Animação

Animação
Como financiar e opções de pagamento
Academia Internacional de Cinema (AIC)
  • Sobre a AIC
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Parceiros
  • Cursos
  • Online
  • Eventos
  • Notícias
  • Bolsas de Estudo
  • Dúvidas Frequentes
  • Termos e Condutas
  • Contato

Cadastre-se agora e receba dicas, descontos e muito mais!

100% seguro 2019 Academia Internacional de Cinema

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.