Crítica de Cinema – Online
Descubra como analisar criticamente um filme e ganhe um novo olhar sobre obras audiovisuais
De perfil teórico e prático, essa oficina de imersão se propõe a apresentar e exercitar os princípios básicos da teoria crítica e da crítica cinematográfica, exemplificando conceitos gerais aplicados através da interpretação e análise interdisciplinar dos filmes e evolução de linguagem na história do cinema.
Além de acrescentar um olhar decolonialista sobre os recortes transversais à crítica, como as questões de gênero, classe, etnia, raça, territorialidade e sexualidade.
O que você vai aprender:
- Interpretação e análise interdisciplinar dos filmes e sua linguagem, na tentativa de decolonizar padrões hegemônicos e encontrar novas autonomias e criações do olhar.
- Panorama histórico da atividade da crítica, tendências e tensões, recortes sociais e olhares plurais.
- Conexões com a história do próprio cinema, movimentos e evolução de linguagem, estética etc.
- Festivais, Mostras, publicações e veículos do meio.
Duração do curso
Em 8 semanas o aluno participa de 8 aulas ao vivo (streaming). Caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois.
Dinâmica das aulas online
Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e exercícios práticos com feedback do professor.
Você vai ter 8 encontros de 1 hora + atividades e devolutiva do professor (terá férias)
O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.
• Definições e origens gerais da crítica de cinema; Elementos-chave; A quem escrever
• A quem escrever?
• Analisar Filme a filme. Profissional a profissional. Obra literária a filme. Original a refilmagem
• Crítica, resenha, crônica e ensaio
• Cahiers du Cinéma e os críticos-realizadores
• Análise de cinema de gênero e autoralidade
• Os Cinemas Novos pelo mundo
• Análise Semiótica, Epistemológica, ensaística e dialética
• Estética da fome.
• Narrativa contrahegemônica, engajada e política
• Docuficção e a realidade filmada.
• Regionalismo e outras regiões do Brasil.
• Cinema Novo Vs Cinema Marginal
• Cinema de gênero
• Diversos meios (impressos ou virtuais) e veículos (jornais, revistas, blogs e até mesmo críticas em vídeo apresentadas em youtube, podcasts, TV e afins)
• Um pensamento de Cinema brasileiro: Paulo Emílio Salles Gomes, Humberto Mauro e Edgard Roquette-Pinto, Leon Cakoff, Jean-Claude Bernardet, Rogério Sganzerla, Jairo Ferreira, Ismail Xavier...
• Diferença estrutural entre crítica jornalística e acadêmica
• Interseccionalidade, Decolonialismo e o “olhar opositivo”
• Movimentos e territórios invisibilizados na História do Cinema
• Resistência e cineclubismo
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