Selecione a Unidade para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento

Descubra como analisar criticamente um filme e ganhe um novo olhar sobre obras audiovisuais.

 

De perfil teórico e prático, essa oficina de imersão se propõe a apresentar e exercitar os princípios básicos da teoria crítica e da crítica cinematográfica, exemplificando conceitos gerais aplicados através da interpretação e análise interdisciplinar dos filmes e evolução de linguagem na história do cinema.

Além de acrescentar um olhar decolonialista sobre os recortes transversais à crítica, como as questões de gênero, classe, etnia, raça, territorialidade e sexualidade.

O que você vai aprender:

  • Interpretação e análise interdisciplinar dos filmes e sua linguagem, na tentativa de decolonizar padrões hegemônicos e encontrar novas autonomias e criações do olhar.
  • Panorama histórico da atividade da crítica, tendências e tensões, recortes sociais e olhares plurais.
  • Conexões com a história do próprio cinema, movimentos e evolução de linguagem, estética etc.
  • Festivais, Mostras, publicações e veículos do meio.

 

Duração do curso

Em 8 semanas o aluno participa de 8 aulas ao vivo (streaming). Caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois.

 

Dinâmica das aulas online

Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e exercícios práticos com feedback do professor.

Ou seja, a dinâmica do curso se repete toda semana e o aluno precisa dedicar 6 horas semanalmente sendo uma para a aula ao vivo, 2 para a leitura da apostila a realização dos exercícios de engajamento e 3 horas para a realização dos exercícios práticos e acompanhamento do feedback do professor.

O link de acesso ao curso será enviado uma hora antes da primeira aula começar.

 

 

 

 

GRADE CURRICULAR

• Definições e origens gerais da crítica de cinema; Elementos-chave; A quem escrever

• A quem escrever?

• Analisar Filme a filme.
Profissional a profissional.
Obra literária a filme.
Original a refilmagem

• Crítica, resenha, crônica e ensaio

• Cahiers du Cinéma e os críticos-realizadores

• Análise de cinema de gênero e autoralidade

• Os Cinemas Novos pelo mundo

• Análise Semiótica, Epistemológica, ensaística e dialética

• Estética da fome.
• Narrativa contrahegemônica, engajada e política.

• Docuficção e a realidade filmada.
• Regionalismo e outras regiões do Brasil.

• Cinema Novo Vs Cinema Marginal
• Cinema de gênero

• Diversos meios (impressos ou virtuais) e veículos (jornais, revistas, blogs e até mesmo críticas em vídeo apresentadas em youtube, podcasts, TV e afins)

• Um pensamento de Cinema brasileiro: Paulo Emílio Salles Gomes, Humberto Mauro e Edgard Roquette-Pinto, Leon Cakoff, Jean-Claude Bernardet, Rogério Sganzerla, Jairo Ferreira, Ismail Xavier...

• Interseccionalidade, Decolonialismo e o “olhar opositivo”

• Movimentos e territórios invisibilizados na História do Cinema

• Resistência e cineclubismo

SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



SELECIONE A UNIDADE
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento



Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas