Academia Internacional de Cinema (AIC)

Cinema no Metrô em homenagem ao dia da Mulher

Filmes realizados por alunas e professoras da Academia Internacional de Cinema vão ser exibidos no próximo dia 9 de março no Espaço Cultural da Estação Santa Cecilia. A mostra faz parte de uma programação especial em homenagem ao dia Internacional da Mulher, organizada pelo Metrô de São Paulo.

O evento está marcado para meio-dia e serão exibidos os filmes Quando elas Cantam, da ex-aluna e professora da AIC Maria Fanchin; A Donzela da Torre, de Giovanna Borsarini; Dádiva, de Evelyn Santos; Sem você a vida é uma aventura, de Alice Andrade Drummond; ½ KG, de Andrea Mendonça; Clairelumière, da professora Carolina Gonçalves.

SINOPSES

O documentário Quando Elas Cantam é sobre o projeto Voz Própria, que é voltado ao tratamento terapêutico de mulheres encarceradas a partir da articulação entre música e psicanálise. O filme acompanha de dentro da prisão os ensaios dessas mulheres para um show na Capela da Penitenciária Feminina de São Paulo. O filme tem duração de 28 minutos.

A Donzela da Torre é sobre uma jornalista portadora de Alzheimer, que vive imersa em suas memórias do regime militar brasileiro. Duração: 21 minutos.

Dádiva é um curta experimental, com duração de 6 minutos, sobre o olhar e leveza de uma criança em tempos de isolamento.

No curta Sem você a vida é uma aventura acompanhamos as decisões de Amanda, uma mãe de família e empregada doméstica dedicada, numa sexta-feira à noite. Mas está nos detalhes da rotina da moça a força do filme. Duração: 25 minutos.

O curta ½ KG retrata a história da carroceira D. Eliana, de 63 anos, que mora numa ocupação do movimento sem teto “Frente de Luta por Moradia”, na cidade de São Paulo. Ela sonha em ter um computador, e para isso junta pequenas peças e acessórios que encontra, pois acredita ser a saída para deixar a vida dura de carregar peso todos os dias. O filme estabelece uma linha tênue entre os gêneros documental e ficção. Duração: 19 minutos

Clairelumière é sobre a personagem Clara que relembra cenas da sua infância ao descobrir o amor.

 

Sair da versão mobile