Academia Internacional de Cinema (AIC)

Canais de ex-alunos se destacam no concorrido mercado do Youtube

Curso de Produção para Youtube

Já pensou em trabalhar produzindo para a maior plataforma de vídeos da internet? Essa é a história de sucesso doex– alunos do curso de Produção para YoutubeHallison Paz e Kizzy Terra, do canal Programação Dinâmica; e Boo Mesquita e Marcos Malagris, do canal Farofa Geek. Eles juntaram-se a turma do curso na Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro e o que era hobby virou trabalho.  

Programação Dinâmica 

Hallison Paz e Kizzi Terra, do canal Programação Dinâmica. O canal tem quase 40 mil inscritos.

Kizzy e Hallison começaram suas atividades no site de tecnologia Python Café e procuraram o curso da AIC buscando mais conhecimento específico para produção de vídeos, com a ideia de expandir o canal. Queriam entender de enquadramento, postura corporal, iluminação, edição, roteiro, dentre outros aspectos envolvidos na produção de conteúdo audiovisual para a internet. 

A dupla conta que o programa do curso e o currículo da professora Emy Lobo contaram bastante na decisão da equipe. Após o curso, o canal que traz assuntos sobre programaçãotecnologia e seus impactos na sociedade, começou a ser redesenhado e surgiu o novo nomeProgramação Dinâmica 

Kizzy e Hallison  contam que a troca de experiências no curso foi um fator importante. “Temas diversos, faixas etárias e diversidade de profissões deixou o ambiente rico. Observar a evolução de cada pessoa e como isso transparecia em seus canais, era também uma forma de aprender. Esse tipo de experiência transcende o programa do curso, pois decorre de uma soma de vivências que não temos nenhum controle a não ser nossas próprias contribuições para o grupo”contam. 

O canal hoje conta com quase 40 mil inscritos e  como Kizzy e Hallison mesmo contam: “podemos dizer que esse projeto se tornou algo maior que um canal de Youtube, se tornou um projeto de vida. 

Farofa Geek  

Boo Mesquita e Marcos Malabris, do canal Farofa Geek.

Os alunos Boo e Marcos passaram por um processo semelhante. Iniciaram suas produções com o site Farofa Geek e logo depois ingressaram no YouTube. Porém, o projeto precisou ser adiado pela dificuldade de manutenção do canal. Após um ano, retomaram o projeto, produzindo mais conteúdos e gerando mais engajamento. canal é uma mistura do universo geek e cultura pop e trata de temas como reviews e curiosidades de filmes, séries, games, livros e música. 

A divulgação era o processo mais difícil, era preciso se familiarizar com os conceitos do YouTube. O curso nos apresentou a um novo mundo: onde a descrição dos vídeos era muito importante e as tags eram essenciais pra performance dos vídeos! Conhecer também algumas ferramentas e algoritmos nos ajudou muito a ter ideias”, contam. 

Boo conta que é trabalhoso demais manter um canal no YouTube, mas o curso deu ferramentas que ajudaram a otimizar os resultados, mas garantiu: “todo o trabalho precisa partir do criadorNão há fórmula mágica.
 

O crescimento do canal foi visível. Em 2019 havia 300 inscritos, hoje o canal conta com 10,8k!! Boo conta que sua ideia agora é conseguir recursos para viabilizar sua transição de carreira para que ela cuide exclusivamente dmarca.   

A professora e Emy Lobo conta que criar conteúdo de forma sustentável, pensando nos canais e perfis como projetos profissionais, exigem dedicação e planejamento para crescer e não comprometer a saúde mental dos criadores. “Tenho muito orgulho e acompanho de perto cada vitória. E o mais legal é que acabamos formando uma rede de ex-alunos que seguem conectados, se apoiam, interagem e torcem uns pelos outros, uma verdadeira comunidade. Isso não tem preço”, conta. 

 Vem estudar com a gente! 

Turma toda em visita ao Youtube Space.

O curso de Produção para Youtube está passando por uma transformação e em breve será oferecido no formato online. Mas a proposta será a mesma: uma imersão em todo o processo, começando pela ideia, passando pela construção do canal ou de outros conteúdos em vídeo para internet, planejamentoestratégias de divulgação etc. Cada aluno produz um projeto piloto que será avaliado por uma banca examinadora, que dará sugestões e dicas para um melhorar o desempenho do canal.  

Sair da versão mobile