Academia Internacional de Cinema (AIC)

Aluno da AIC assina roteiro de adaptação de obra de Machado de Assis

O ex-aluno da Academia Internacional de Cinema (AIC), Jeferson Rodrigues, é um dos nomes por trás da adaptação cinematográfica do conto Pai Contra Mãe, de Machado de Assis. O roteiro, assinado em parceria com o diretor Marcílio da Silva, está atualmente em fase de produção no Amazonas e promete lançar um olhar contemporâneo sobre as tensões sociais presentes no clássico do autor. 

A proposta da adaptação é explorar os dilemas morais e o contexto escravocrata do Brasil do século XIX com uma abordagem atual, ressaltando as heranças históricas que ainda reverberam na sociedade brasileira. A filmagem está sendo realizada em Manaus e conta com apoio do Prêmio Manaus de Conexões Culturais. 

“Esse projeto é mais que uma história sobre sanidade. É uma investigação visual, poética e política sobre os limites da razão ocidental, os apagamentos históricos e a força dos saberes ancestrais. Para nós, contar essa história é também um gesto de devolução: queremos que a Amazônia deixe de ser apenas locação e passe a ser linguagem, corpo, consciência”, salienta o diretor e dramaturgo em entrevista para o Diário da Amazônia, que, embora já tenha colaborado no longa “O Rio do Desejo”, de Sérgio Machado (gravado em Itacoatiara com Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira), participa pela primeira vez diretamente de um roteiro de produção de longa-metragem 

A obra reforça a importância da literatura nacional como fonte de reflexão, o projeto representa também o fortalecimento da produção audiovisual na região Norte, que vem ganhando espaço no cenário nacional com narrativas enraizadas em seu território. 

Sair da versão mobile