Academia Internacional de Cinema (AIC)

AIC marca presença no FRAPA 2025, o maior festival de roteiro da América Latina

A Academia Internacional de Cinema (AIC) volta a ser parceira do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, o maior evento dedicado ao roteiro da América Latina, que acontece de 3 a 7 de novembro de 2025, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS). 

A colaboração entre a AIC e o FRAPA tem história: a escola apoiou as edições de 2019 e 2020, premiando roteiristas vencedores com bolsas, ampliando o acesso à formação profissional. Em 2025, essa parceria é retomada — reafirmando o compromisso mútuo de valorizar quem escreve as histórias que movem o audiovisual brasileiro. 

 

AIC abre o FRAPA 2025 com oficina de roteiro 

A programação deste ano será aberta por Elzemann Neves, roteirista, professor e coordenador dos cursos de Formação em Roteiro da AIC e do Curso Técnico em Direção Cinematográfica – Filmworks, que ministra a oficina gratuita “Introdução ao Roteiro”, no dia 3 de novembro, das 9h30 às 12h, no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz. 

A atividade é aberta ao público, sem necessidade de credenciamento prévio — uma oportunidade única para quem quer mergulhar nos fundamentos da escrita audiovisual. 

 

Mentorias e bolsas para novos roteiristas documentais 

Além da abertura oficial, a AIC premia os vencedores do Concurso de Argumento de Longa-Metragem Documentário, nova categoria do festival. 

Os finalistas ganharão mentoria individual com Elzemann Neves, com leitura do argumento e encontro presencial de 1h30 durante o FRAPA, dividido em duas etapas — análise crítica (1h) e preparação para pitching (30 min). 

Como parte da parceria, cada um dos finalistas também receberá uma bolsa integral para um curso na Academia Internacional de Cinema, fortalecendo o vínculo entre a formação prática e a inserção no mercado. 

Para Elzemann Neves, a retomada da parceria com o FRAPA reafirma o papel da AIC na formação de roteiristas: “O FRAPA é o maior espaço de encontro e reflexão sobre o roteiro no nosso continente. Retomar essa parceria é fortalecer a base criativa do audiovisual brasileiro.” 

 

📍 Serviço 

O quê: XIII Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA)
Quando: 3 a 7 de novembro de 2025
Onde: Casa de Cultura Mario Quintana e outros espaços do Centro de Porto Alegre
Quanto: Oficinas e mostras com entrada gratuita; credenciais disponíveis no site oficial
Programação completa: frapa.art.br/programacao
Realização: Coelho Voador e Epifania Filmes, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, IECINE, Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Sair da versão mobile