Veronica Stigger é indicada ao Prêmio Portugal Telecom

Opisanie świataDepois de ganhar o prêmio Machado de Assis, a escritora e coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC) – Veronica Stigger, acaba de ser selecionada, entre outros 64 escritores, ao prêmio Portugal Telecom, na categoria de Melhor Romance.

O livro “Opisanie świata” (Cosac Naify) é o romance de estreia da professora (após três livros de contos, um livro mix de gêneros, e um livro infantil) e uma espécie de relato de viagens ambientado nos anos 30. A história central é a de Opalka, um polonês de cerca de sessenta anos que, em sua terra natal, recebe uma carta por meio da qual descobre que tem um filho no Brasil – mais especificamente, na Amazônia −, internado num hospital em estado grave. O pai decide viajar ao encontro do filho; no início do percurso, conhece Bopp, um turista brasileiro que, ao tomar conhecimento das razões da viagem de Opalka, resolve abandonar seu giro pela Europa para acompanhá-lo ao Brasil.

O Portugal Telecom é um dos principais prêmios literários do país e após a primeira lista em que 20 romances foram selecionados, acontecerá outra triagem em setembro, que ficarão 12 escritores.