Vencedor do É Tudo Verdade na AIC

Dia 15 de maio, Cristiano Burlan, professor da AIC e diretor do documentário vencedor da última edição do maior festival de cinema documental da América Latina, o É Tudo Verdade, estará na AIC para a exibição de alguns de seus filmes, entre eles o filme que venceu o festival, “Mararam Meu Irmão”. A pequena retrospectiva será às 17h e em seguida as 19h30m haverá um bate papo com  Cristiano e Rafael Nobre.

Os filmes exibidos:

  • Os Solitários” (ficção – 15 min.), conta a história de três pessoas que compartilham a solidão em um cinema, no intervalo entre as sessões. Miguel é o solitário que observa a melancólica Virgínia e o rebelde Liam. O filme foi o vencedor do Filmworks Film Festival 2005 e selecionado para 32ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia.
  • Lucrecia” (doc. – 15 min.), um documentário feito em 2007, que registra a passagem relâmpago da premiada diretora argentina Lucrecia Martel por São Paulo. O Filme foi selecionado para a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
  • Mataram meu Irmão” (doc. – 77 min.), o documentário reconstrói os detalhes da morte de Rafael Burlan da Silva, ocorrida há 12 anos, irmão do diretor Cristiano Burlan.  O documentário conduz o expectador ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana – como o Capão Redondo, onde morava a família e o irmão de Cristiano, morto com sete tiros, em 2001. Explorando as razões do envolvimento do irmão com drogas e roubo de carros, o diretor expõe partes de sua própria história familiar, ouvindo parentes e amigos, cujos depoimentos trazem à tona os destinos de diversos personagens, mapeando o histórico de dolorosas feridas emocionais. O filme foi o vencedor do prêmio de Melhor Documentário Brasileiro de Longa ou Média-metragem na última edição do É Tudo Verdade.

A exibição será seguida de bate-papo (às 19h30) com Cristiano e Rafael Nobre, professor da AIC e Diretor de Fotografia do Documentário “Mataram Meu Irmão”.

Os Três filmes exibidos são produções da Bela Filmes, produtora de cinema de Cristiano e Natália Reis, fundada em 2005, em São Paulo, com o intuito de dar vazão aos ímpetos criativos de seus fundadores. Hoje a Bela Filmes já faturou diversos editais, prêmios e já produziu uma longa lista de filmes, documentários e conteúdos audiovisuais para televisão.

*Foto Divulgação Filme Mataram Meu Irmão