Vaidade Jornalística é o Tema de “Nome”, de Franthiesco Ballerini, exibido no 7ª Brazilian Film Series de Chicago

O curta-metragem “Nome”, escrito e dirigido por Franthiesco Ballerini, professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), será exibido no 7ª Brazilian Film Series de Chicago, que vai do dia 30 de outubro a 17 de novembro. O filme foi apresentado anteriormente no Festival de Conservatória e no Great Lakes International Film Festival. Germano Pereira, que foi aluno do Filmworks em São Paulo, é ator no filme.

Filme Nome - Foto: Divulgação

Filme Nome – Foto: Divulgação

“Nome” trata de um tema bastante controverso, a vaidade jornalística, que é tão ou mais atual quanto na época de “Fogueira das Vaidades”, filme de Brian de Palma baseado na novela homônima de Tom Wolf.

Ballerini, que também é jornalista e crítico de cinema, conta que começou a pensar na ideia quando entrou na AIC e se aproximou do processo de realização de filmes: “eu tive vontade de fazer um curta sobre vaidade jornalística, algo muito presente nas redações de jornais e revistas, nas quais trabalhei por quase 10 anos. Então, de repente, numa noite qualquer em 2014, eu perdi o sono e tive a ideia do roteiro sobre um personagem que alimenta seu ego diariamente com as matérias que escreve – a ponto de sentir, inclusive, prazer sexual por elas – até que um dia, percebe que outros jornalistas estão passos à frente dele, então, entra numa espiral de autodestruição, com final trágico.”

Trailer de “Nome”