TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE FESTIVAIS

IMG_4623Para o cineasta e professor da AIC, Michael Wahrmann, existem várias razões para os alunos participarem de festivais, a primeira e mais importante é porque os festivais são a principal plataforma de exibição de curtas em sala de cinema: “Além disso, as mostras e festivais funcionam como um encontro de realizadores e profissionais de cinema. O que permite uma troca e um aprendizado novo e inesperado. Ver filmes que nunca conseguiríamos ver, conversar, discutir, e descobrir novas linguagens e pessoas com afinidades. Já no âmbito profissional e mercadológico, é nos festivais de cinema que os novos realizadores começam a se afirmar como tal, que recebem o primeiro reconhecimento pelo seu trabalho. Um curta bem sucedido em festivais abre inúmeras portas, de alguma forma, esses festivais funcionam como um selo de qualidade do trabalho do novo talento.”IMG_4614

A Academia Internacional de Cinema inaugurou este ano um programa específico para apoiar a participação do aluno em festivais de cinema, o programa AIC NOS FESTIVAIS, incentivando e o guiando no processo que vai da finalização do filme até a inscrição no festival. Além de monitoração e aconselhamento do aluno no processo de inscrição nos festivais, o programa promove o envio dos filmes aos principais festivais nacionais e internacionais, iniciando a carreira artística fora da AIC.

“A intenção é fomentar os filmes dos alunos em festivais nacionais e internacionais. O programa pretende divulgar todas as oportunidades de festivais com inscrições abertas, trabalhar individualmente com os alunos sobre os festivais mais adequados para cada filme e, principalmente, divulgar amplamente os filmes que entraram em festivais no mercado de trabalho, de modo que cada aluno tenha pontos fortes no currículo antes mesmo de se formar”, conta Franthiesco Ballerini, coordenador de cursos da AIC.

Leia também a entrevista com o coordenador programa AIC NOS FESTIVAIS e saiba mais como tudo funciona: ABC DOS FESTIVAIS

Veja o ponto de vista dos alunos que dirigiram “Irene”, curta que rodou festivais nacionais e internacionais: ALUNOS NOS FESTIVAIS: FOI ASSIM COM “Irene”

*Fotos de Larissa Coutinho na última edição do Filmworks Film Festival