Três professores selecionados como finalistas do Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti é o mais importante e tradicional prêmio literário do país. Em sua 55ª edição recebeu mais de 2017 livros inscritos, em 27 categorias, e anunciou os finalistas na última quarta-feira (18). Dentre os selecionados estão três professores da Academia Internacional de Cinema – AIC.

capa_livro reveillon e outros dias_prof rafael galloO professor do FILMWORKS, Rafael Gallo, está concorrendo ao prêmio na categoria de “Melhor livro de Contos / Crônica” com a obra “Réveillon e Outros Dias”. O livro já ganhou o Prêmio Sesc de Literatura 2011, na mesma categoria.

Como ponto de partida, o livro conta a história de um senhor idoso, recém-viúvo, que está em uma festa de ano-novo com seu filho surdo e mudo, que deixará o país na manhã seguinte. Prestes a perder o papel de pai, um dos últimos que lhe resta, o velho mergulha em uma profunda reflexão, buscando encontrar algum sentido na vida e na morte. Entre as outras histórias do livro, estão histórias de um acontecimento corriqueiro, como a disputa por uma poltrona no ônibus (“O lugar de cada um”) aos momentos mais dramáticos, como o primeiro momento a sós de um casal após a moça ter sofrido um estupro (“Violentada”).

Os professores do Curso de Criação Literária, Ricardo Lísias e Marcia Tiburi, concorrem na mesma categoria, de “Melhor Romance”, com os livros “O Céu dos Suicidas” e “Era Meu Esse Rosto”, respectivamente.capa_ceu_suicidas_livro_ricardo lisias

“Céu dos Suicidas” é um livro autobiográfico, escrito por Lísias após o suicídio de seu melhor amigo, André.  Atormentado pela culpa de não ter sido capaz de salvá-lo e pelo remorso, ele empreende uma viagem, tanto mental como geográfica, para rememorar o sofrimento final do amigo e tentar entender o que poderia ter feito para salvá-lo.

ImpressãoPara contar a viagem de Ulisses, em “Era Meu Esse Rosto”, Marcia Tiburi captura o leitor com uma prosa de intensidade poética e de uma pulsação emocional que se intensifica até o desfecho. A trajetória do narrador em busca de suas origens é também a trajetória de todos nós na busca dessa estranha ideia de família.

O resultado da segunda fase do Prêmio será anunciado em 17 de outubro. Para conhecer todos os finalistas, clique aqui.