SEMANA DE ORIENTAÇÃO 2013: 4 A 7 DE FEVEREIRO

Ciclo de palestras com cineastas nacionais e internacionais

Em sua oitava edição, a Semana de Orientação, um dos eventos mais tradicionais e esperados da AIC, inicia o ano letivo do curso FILMWORKS trazendo cineastas nacionais e internacionais para um ciclo de palestras. O evento que já faz parte da agenda cultural de São Paulo, abre as portas da AIC para o público externo, com exibição de filmes e palestras gratuitas, mediante a confirmação de presença.

Neste ano as palestras acontecem entre os dias 4 e 7 de fevereiro. Entre os convidados confirmados estão: a roteirista, diretora e escritora argentina Lucía Puenzo; a também roteirista e diretora Thaís Fujinaga; o diretor curitibano Fernando Severo e; o pesquisador e consultor argentino Roque González.

“A Semana de Orientação traz para a AIC um pouco do mundo que existe lá fora, o mundo real do cinema, pós-escola, com todo um debate criativo e profissional que inspira e orienta as pessoas que querem fazer cinema. Cineastas experientes têm muito o que dizer para quem está começando — às vezes uma dica que se escuta numa dessas palestras pode ser muito valiosa no processo de aprendizado. A Semana de Orientação dá esse ponta pé inicial, recarregando a bateria criativa para o ano maravilhoso e intenso que os alunos têm pela frente”, conta Flávia Rocha, Diretora de Comunicação da AIC.

Desde a sua primeira edição, em 2006, diversos convidados já estiveram na AIC para passar seus conhecimentos para os alunos, entre eles: o fotógrafo polonês Grzegorz Kedzierski, o ator e diretor Joshua Leonard (“Bruxa de Blair”), a diretora argentina Lucrecia Martel (“A Menina Santa”), o professor da New York University George Stoney, a diretora de arte Vera Hamburger, o roteirista Bráulio Mantovani (“Tropa de Elite” e “Cidade de Deus”), o jornalista americano Jon Alpert, a preparadora de atores Fátima Toledo, o diretor e videomaker francês Vincent Moon, o diretor boliviano Juan Carlos Valdivia (“Zona Sur”), o diretor americano Matt McCormick, o ator José Wilker (foto à esquerda), entre tantos outros.

 

Confira a programação completa da Semana de Orientação 2013 e inscreva-se:

17h – Exibição dos filmes “Professor Godoy”, “Ontem”, “Momento de Transição”, “Variações sobre um mesmo tema” e “O Traveco“, alguns dos premiados no Filmworks Film Festival
18h – Exibição do filme “L”, de Thaís Fujinaga
19h30 – Palestra com Thaís Fujinaga
Tema: “O conhecimento acadêmico no mercado de trabalho cinematográfico”.

  • Terça, 5/02 (Convidado Nacional)

17h – Exibição do filme “Corpos Celestes”, de Fernando Severo
19h30 – Palestra com Fernando Severo
Tema: “Direção e Roteiro de Curtas-metragens no Brasil no Século 21”.

  • Quarta, 6/02 (Convidado Internacional)

17h – Exibição do filme “XXY”, de Lucía Puenzo
19h30 – Palestra com Lucía Puenzo
Tema: “Literatura, Cinema e a Arte Audiovisual Latino-americana na Contemporaneidade”.

  • Quinta, 7/02 (Convidado Internacional)

17h – Exibição dos filmes “Professor Godoy”, “Hattari” e “O Homem na Neblina
17h30 – Bate-papo com os diretores e ex-alunos Gui Ashcar e André Neves
Tema: “Vida e Carreira no Cinema e no Audiovisual”

19h30 – Palestra com Roque González
Tema: “O Mercado Latino-americano de Curtas-metragens: Tecnologias, Tendências e Debates”.

 

Foto: Gustavo Lourenção