Roteirista George Moura na AIC Rio de Janeiro

Getúlio-cortadaGeorge Moura, roteirista de “Cidade dos Homens”, “Gonzaga, de Pai para Filho”, entre outros, estará no dia 17/2 na Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro. A programação conta com a exibição do filme “Getúlio” às 17h30 e bate-papo com o roteirista às 19h30. O evento é gratuito e aberto ao público, para se inscrever clique aqui.

“Getúlio”, dirigido por João Jardim e roteirizado por George Moura, ganhou os prêmios de melhor ator, melhor direção de arte e melhor maquiagem no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro. O filme conta a intimidade de Getúlio Vargas (Tony Ramos), ex-presidente do Brasil, em seus 19 últimos dias de vida. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.

George Moura é roteirista formado em Jornalismo pela PUC-Campinas e com mestrado em artes cênicas pela ECA/USP. George Moura começou a carreira em 2002 quando roteirizou seu primeiro longa-metragem, o documentário “Moro no Brasil”, de Mika Kaurismäki. Em 2008, trabalhou ao lado de Daniela Thomas no roteiro de “Linha de passe”, dirigido em conjunto por Daniela e Walter Salles, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Tem longa experiência na televisão, onde trabalhou inicialmente como editor de texto, na TV Globo Recife e no programa Fantástico, e depois como roteirista de séries como “Carga Pesada” e “Cidade dos Homens” e no programa “Linha Direta”. Entre 2007 e 2011, roteirizou também diversos episódios da série “Por Toda a Minha Vida”, também exibida na Globo, pela qual recebeu seis indicações consecutivas ao Emmy International Awards, um recorde de indicações da TV brasileira. Também escreveu os roteiros para TV das minisséries “O Canto da Sereia”, “Amores Roubados” e a novela “O Rebu”. É dele também os roteiros para cinema: “O Grande Circo Místico” de Cacá de Diegues, “Redemoinho” de José Luiz Villamarim e “O Nome da Morte” de Henrique Goldman, todos ainda sem estreia prevista.

Em sua 11ª edição, a Semana de Orientação tradicionalmente inaugura o ano letivo do FILMWORKS – Curso Técnico em Direção Cinematográfica e movimenta os debates sobre criação cinematográfica no Brasil. Este ano o evento acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 18 de fevereiro e além de George Moura conta com a com exibição de filmes e palestras de outros cineastas convidados, confira a programação completa aqui.