Quatro filmes de alunos no FICBIC

Quatro filmes de alunos e ex-alunos da Academia Internacional de Cinema – AIC foram selecionados para o FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Os filmes concorrem na Mostra Universitária Competitiva nas categorias de ficção e documentário.

Dos quatro filmes, três deles foram enviados pelo Programa AIC nos Festivais – um programa que apoia a participação dos alunos em festivais de cinema, incentivando e o guiando no processo que vai da finalização do filme até a inscrição no festival.

Além dos filmes dos alunos, o filme “L”, da professora de roteiro Thais Fuji, participa de uma seleção especial de curtas e longas-metragens destinados ao público infanto-juvenil, exibida em espaços do SESI Paraná e posteriormente em escolas da rede pública de Curitiba.

Conheça um pouco mais dos filmes selecionados:

 

AUSÊNCIA

O documentário autobiográfico, que já passou por mais de nove festivais, conta a história de Jardel Tambani (aluno do FILMWORKS),

o documentário Ausência, de Jardel Tambani, já passou por nove festivais

o documentário Ausência, de Jardel Tambani, já passou por nove festivais

um filho que após 14 anos da morte do pai volta para a cidade natal, no interior de Santa Catarina, à procura da árvore onde o corpo do pai foi encontrado. “Fico muito feliz do ‘Ausência’ entrar para mais um festival, ampliando sua carreira e possibilitando mais visibilidade e novas discussões a respeito do curta, o que enriquece muito minha visão e experiência como diretor”, conta Jardel.

ANTES DE PALAVRAS

Fragmentos da aproximação entre dois garotos contemplam o ingênuo interesse de Célio por Dário, o pressupor de Sofia diante desta aproximação e o interesse prévio de Dário por Célio, essa é a história contada pelo ex-aluno Diego Carvalho Sá, em

Foto do filme Antes de Palavras, de Diego Sá

Foto do filme Antes de Palavras, de Diego Sá

seu primeiro filme. “É a primeira vez que o filme será exibido ao público. A ideia do curta veio da percepção que um grupo de pessoas podem viver o mesmo evento, mas percebê-lo de formas diferentes”, conta Diego.

O MENSAGEIRO

O filme do ex-aluno Dácio Cardoso conta a história do mensageiro José Lima, da Segunda Guerra Mundial, que pisa em uma mina terrestre enquanto está indo entregar uma mensagem secreta. Este incidente o forçará a tomar decisões que colocarão em conflito sua humanidade e seu senso de honra.

Cena do filme O Mensageiro, de Dácio Cardoso

Cena do filme O Mensageiro, de Dácio Cardoso

COHAB

O documentário se passa na região do Capão Redondo, bairro de periferia localizado na zona sul da capital paulista, onde Lincoln Péricles, ex-aluno do FILMWORKS, mora desde que nasceu. “A ideia do curta é mostrar um olhar de dentro para fora, acompanhando um dia sóbrio num prédio da Cohab Adventista: as crianças, os

Foto do documentário Cohab de Lincoln Péricles

Foto do documentário Cohab de Lincoln Péricles

amigos, os blocos do condomínio popular”, explica o diretor.

FICBIC – O Festival

O festival acontece em Curitiba entre os dias 24 a 29 de setembro e é um projeto comemorativo aos 20 anos da Bienal Internacional de Curitiba. O festival é composto por uma mostra universitária competitiva, mostra principal de longas-metragens internacionais e curtas nacionais e mostra de cinema infanto-juvenil nacional. A programação completa dos filmes ainda não está no ar, mas a organização promete lançar em breve. Acompanhe aqui.

*Fotos divulgação dos filmes