Professora Laura Fazoli difunde cultura do Sales Agent no Brasil

A coordenadora do curso de Produção Executiva da Academia Internacional de Cinema, Laura Fazoli, é uma das responsáveis por difundir a cultura do Sales Agent no Brasil, como destaca a matéria publicada no site Empreendedores Criativos. “Quando Laura começou a frequentar festivais de cinema, feiras e rodadas de negócios com agentes do setor, percebeu que ali estava uma figura crucial no sucesso de conteúdos, o sales agent, profissional supervalorizado em lugares onde a indústria realmente está em atividade”, diz o jornalista Raul Perez, na matéria.

Segundo Laura, o Sales Agent a figura que vai para o front. “É o cara que vai vender o conteúdo, negociar principalmente as licenças do conteúdo para todos os tipos de mídias, no mundo todo”. Ou seja, é ele o responsável por fazer os contratos de exibição de materiais audiovisuais, seja ele filmes, séries, programas, animações ou documentários, em diferentes tipos de janelas e plataformas, como cinema, televisão, canais de vídeo sobre demanda etc.

Por isso Laura “largou o emprego fixo” como produtora executiva e resolveu abrir a própria empresa, a Laura Fazoli & Associados. “Não é apenas uma empresa de distribuição. O que queremos é resolver um gargalo dentro das produtoras, que vai desde a produção executiva do conteúdo, ou seja, ajustar orçamentos, afinar conversas com investidores, apresentar projetos em editais e pitchings, já com foco na comercialização, até encontrar onde alocar tal conteúdo”, conta. Além de atender importantes produtoras brasileiras, como a Bossa Nova Films, a Mira Filmes, a Tangerina, Set Vídeo (MS), Cara de Cão (RJ), Cinerama (RJ), Dois Moleques (RJ), Acere, Fuego Digital, entre outras, Laura também negocia com todos os canais de TV e distribuidores para salas de cinema no Brasil e no exterior.

Correria? Que nada. Além de todos esse trabalho ela ainda está com a agenda lotada de eventos no segundo semestre. No último dia 19 estava no Festival de Cinema de Brasília, participando de uma mesa sobre distribuição, falando sobre as janelas de exibição além do cinema. Entre os dias 01 e 04 de outubro estará em Colonia, na Alemanha, falando sobre as possibilidades do audiovisual no Brasil, com foco em coprodução internacional. Entre os dias 07 e 10 estará em Cannes, na França, participando da Mipcom, maior evento sobre audiovisual e entretenimento do mundo. Em novembro e dezembro estará em Buenos Aires para três grandes eventos: Festival y Mercado de Televisión Ficción, VenTv e Ventana Sur – Mercados de documentários para Tv e Cinema latino-americano.